GASTRONOMIA

Matcha: o chá superpoderoso que conquistou adeptos em todo o mundo

Conheça as particularidades do chá verde em pó, rico em nutrientes e de sabor único

12/08/2024 - segunda às 19h40

O matcha é um chá bastante diferente dos tradicionais blends de folhas e flores. Ele é vendido em pó, de cor verde intensa, resultado de uma técnica milenar de moagem do chá verde. Ficou especialmente conhecido ao virar o queridinho de famosas, como Lady Gaga e Gwyneth Paltrow, fãs declaradas da bebida.

A seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o matcha e saiba como ele deve ser consumido.

·        Qual a origem do matcha?

O matcha tem origem chinesa, mas foi adotado há séculos pela cultura japonesa – é a bebida usada nas tradicionais cerimônias do chá. Ainda hoje, os produtores se concentram no Japão.

·        Por que é considerado um superalimento?

O matcha tem uma alta concentração de antioxidantes e vitaminas, devido ao método de colheita e produção. A bebida também possibilita o consumo integral das folhas da Camellia sinensis, o que traz benefícios ainda superiores aos do chá preto ou chá verde, por exemplo. A quantidade de teína é a mais alta entre todos os tipos de chás, por isso o ideal é consumi-lo durante o dia.

·        Qual a diferença entre o chá verde e o matcha?

Ambos são obtidos a partir das folhas jovens da Camellia sinensis, mas passam por diferentes processamentos. O chá verde é vendido em folhas secas, para serem infusionadas com água quente. No matcha, ingere-se as próprias folhas de chá verde, que são desidratadas e moídas artesanalmente. O resultado é uma bebida mais doce e de cor intensa.

·        Ele é um tipo de chá instantâneo?

Apesar de o pó ser diluído em água, o matcha não é como os chás instantâneos à venda nos mercados, que costumam conter conservantes e corantes. O matcha original é obtido por métodos artesanais de moagem, a partir de ingredientes naturais.

·        Por que o matcha é mais caro que o chá verde normal?

O valor é superior porque o processo de elaboração é ainda mais delicado. Para o matcha, a plantação é protegida do sol semanas antes da colheita. As folhas, sem caule ou nervuras, são então processadas por vaporização e transformadas em pó fino em um moinho de pedra.

·        Como se prepara?

O preparo do matcha é mais simples do que parece. Para fazer da forma tradicional, o segredo é usar o batedor de bambu (também conhecido como chasen) para criar espuma e deixá-lo mais cremoso. Basta colocar uma medida do pó em um bowl de cerâmica, adicionar água quente e bater. Pode ser bebido quente ou frio e ser misturado com leite ou bebida vegetal. Versátil, o matcha também é usado como ingrediente especial em receitas de drinques, sorvetes, bolos e até pratos salgados.

Matcha na Tea Shop

A Tea Shop oferece uma variedade de matchas – desde a versão pura a misturas saborizadas:

·        Miracle Matcha – é a versão premium, cultivada na zona de Nishio, no Japão, conhecida pela altíssima qualidade de matcha.

·        Organic Matcha – chá puro de primeira qualidade, com combinação de sabor entre doce e ligeiramente amargo.

·        Matcha Cúrcuma Latte – mistura de matcha com cúrcuma, gengibre, pimenta-preta e açúcar de coco.

·        Matcha Latte Chai – chá com especiarias (canela, cardamomo e cravo moídos) e aroma natural de baunilha. 

·        Matcha Latte Espresso – matcha com aroma de café.

·        Matcha Latte Melon Cucumber – chá com o frescor do pepino e adição de açúcar de coco e aroma natural de melão.

·        Matcha Latte Choco Vanilla – matcha com cacau em pó e aromas naturais.

 

 

A Tea Shop

A Tea Shop chegou ao país em maio de 2013 via Porto Alegre. A ideia empreendedora partiu do CEO Michel Bitencourt, que teve a ideia de trazer a marca para o Brasil durante um curso de MBA em Barcelona. Foi lá que conheceu a matriz e o modelo de negócio da rede, hoje com mais de 100 lojas em cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e Argentina.

O siteteashop.com.br disponibiliza uma vitrine de chás e infusões com ingredientes selecionados, que podem ser saboreados em diferentes momentos do dia.A marca eleva o chá a um produto para ser presenteado, e oferece também uma seleção de acessórios e kits de presente.