Justiça Eleitoral suspende propagandas de Nicolaci nas redes sociais
Novo apontou que o impulsionamento das postagens do candidato do PL à Prefeitura ocorreu de forma desproporcional, contrariando a Resolução 23.610/2019, do TSE
11/08/2024 - domingo às 03h20Queimando a largada?
Na tarde da última sexta-feira, o juiz eleitoral da 310ª Zona Eleitoral de Guarujá, Marcelo Machado da Silva, acatou o pedido apresentado pelo Novo e deu prazo de 48 horas para suspender as propagandas publicadas nas redes sociais do candidato a prefeito pelo PL, Tenente Nicolaci, até a próxima sexta-feira, quando os concorrentes ao Legislativo e ao Executivo estão liberados para fazer campanha abertamente. Caso essa liminar (decisão provisória e de caráter imediata não for cumprida), o PL e o postulante à Administração Municipal estarão sujeitos à multa diária de R$ 1.000,00.
Concorrência desleal
Segundo o Novo, as postagens impulsionadas por Nicolaci na rede social ocorreram de forma desproporcional e não moderada em afronta à Resolução 23.610/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na avaliação do autor desse processo, os gastos exorbitantes com essa finalidade "violam o princípio da igualdade de oportunidade entre os candidatos".
Passando a limpo
Nicolaci e a direção municipal do PL tem o prazo de dois dias para apresentar a defesa. O Facebook Brasil foi intimado a informar ao magistrado os valores gastos com o impulsionamento das publicações. Se não houver respostas dos representados ou se os citados não forem localizados no período estabelecido, a empresa de tecnologia deverá providenciar a remoção do conteúdo em até 48 horas até a próxima quinta-feira. A coluna pediu um posicionamento para o candidato do PL, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para a manifestação.
Romaria a Brasília
Vários candidatos a prefeito da federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, estiveram ontem em Brasília para tirar fotos e gravar vídeos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esse material será utilizado de forma gradual durante a campanha eleitoral.
Conexão Santos-Guarujá
Ao menos dois nomes que disputam o Executivo em cidades da Baixada Santista estiveram com o petista: a vereadora de Santos Telma de Souza (PT) e o advogado e ex-secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha (PCdoB). Eles aproveitaram a ocasião para fazer gravações e coletar depoimentos ao lado de outros ministros e lideranças partidárias.
Recepção calorosa em Peruíbe
Medalha de ouro na categoria feminino acima dos 78 quilos e de bronze na competição de equipes mistas nos Jogos Olímpicos deste ano realizados na França, a judoca Beatriz Souza retornou ontem a Peruíbe, onde foi ovacionada pela população. A atleta desfilou pelas ruas da Cidade em uma viatura do Corpo de Bombeiros.
Celeiro de craques
A parada final ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Amélia Ribas Campilongo, no Jardim São João, onde a judoca foi recepcionada por alunos e professores da Associação de Judô Budokan de Peruíbe. A entidade foi a responsável pela formação da atleta nessa modalidade até os 14 anos. "Fui muito bem inspirada desde quando eu era criança. Muitos saíram daqui. Sempre falo que Peruíbe é uma fábrica de campeões não só dentro do tatame, mas da vida também", ressaltou Beatriz.
Agradecimento especial
Fundada em 1980, a Budokan mantém um convênio com a Administração Municipal. Idealizador e fundador da associação ao lado do mestre Kikuo Arazaki (já falecido), o sensei Samuel Lopes Bastos fez questão de agradecer o prefeito Luiz Maurício (PSD) pela seriedade no repasse em dia dos recursos para a manutenção do projeto, assim como pela doação de um micro-ônibus e aquisição da área onde está o tatame oficial que é utilizado para competições.
Embates definidos
Ao menos três emissoras de TV confirmaram a realização de debates entre os candidatos à Prefeitura de Santos no primeiro turno das eleições. O primeiro deles será no próximo dia 21, a partir das 22h30, na TV Thathi Band Litoral.
Sequência
A TV Santa Cecília decidiu fazer dois eventos desse tipo, sendo um deles em 17 de setembro e outro em 2 de outubro, sempre a partir das 21 horas. A TV Tribuna seguirá a tradição e promoverá o debate entre os concorrentes à Administração Municipal na sexta-feira que antecede o pleito (dia 3 de outubro), logo após a exibição da novela das 21 horas.