Nova pesquisa da Badra aponta empate técnico na disputa pela Prefeitura de Mongaguá
O ex-chefe do Executivo Paulo Wiazowski Filho (PP) e o ex-vereador Rodrigo Casa Branca (União) estão à frente no novo levantamento realizado entre os dias 5 e 7 de agosto
09/08/2024 - sexta às 02h00Disputa acirrada
O ex-prefeito Paulo Wiazowski Filho (PP) e o ex-vereador Rodrigo Casa Branca (União Brasil) estão empatados tecnicamente na nova rodada de pesquisas do Instituto Badra sobre a sucessão em Mongaguá. O ex-chefe do Executivo aparece em vantagem numérica, com 32,4% das intenções de voto, contra 29% do ex-parlamentar. A margem de erro desse levantamento realizado entre os dias 5 e 7 deste mês é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Segundo pelotão
O atual vice-prefeito, Rafael Redó (Republicanos), tem 14,3%, enquanto a advogada Marcia das Dores Silva, a Marcia de Mongaguá (PMB), fica com 2,7%. Brancos e nulos somam 9% e 12,5% estão indecisos. A empresa ouviu 1.060 eleitores, de forma presencial, em diferentes pontos da Cidade. Essa sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-01168/2024.
Rejeição
Marcia lidera o índice de rejeição com 26%, seguida por Redó (16,6%) e Casa Branca (14,8%). Wiazowski Filho é o que possui o índice mais baixo, com 8,7%. Outros 10% dos consultados revelaram que não votariam em nenhum dos candidatos. Já 18,9% não souberam dizer. Além disso, 5% dos entrevistados mencionaram que poderiam escolher qualquer um dos postulantes à Administração Municipal.
Prestígio
O secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), esteve ontem, em Santos, para prestigiar a Ceia Geral e Ação de Graças pelos 60 anos do pastor Jesiel Padilha, fundador e presidente da Assembleia de Deus em Santos - Ministério Belém. O evento foi realizado na sede da igreja, localizada no bairro do Macuco.
Profecia
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) também participou da cerimônia. Padilha ressaltou aos fiéis que o gestor municipal é um grande amigo. "Em 2012, ele veio aqui e sentou no último banco. Ele era assessor do prefeito (na verdade, candidato ao Executivo pelo PSDB, Paulo Alexandre Barbosa) e eu falei para ele: 'você vai ser o prefeito de Santos'. E hoje ele está aqui", destacou.
Homenagem
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler esteve ontem, em Santos, para participar do primeiro dia do 8º Congresso de Direito Marítimo e Portuário, promovido pela Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM). Ele foi homenageado pela entidade e pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), que organizam esse evento no Hotel Sheraton, no bairro da Aparecida. Os trabalhos prosseguem hoje.
Revisão de leis
O representante do TCU foi um dos participantes do painel sobre a revisão da legislação portuária brasileira e atuação da Comissão de Juristas para a Revisão Legal da Exploração de Portos e Instalações Portuárias (Ceportos), criada em março deste ano. Durante a atividade, o ministro detalhou a atuação do órgão no que diz respeito à assimetria regulatória do setor.
Da indignação para a ação
No ano passado, o músico e gestor de Recursos Humanos (RH) André Marins Salgueiro sofreu um acidente enquanto pedalava pelas ruas de Santos, após cair em um buraco. Após se recuperar, ele e alguns amigos começaram a tapar as crateras identificadas na Cidade. Os vídeos dessa ação ganharam milhares de visualizações e chamaram a atenção de representantes de diversos partidos políticos.
Cidadão fiscal
Salgueiro, que passou a ser conhecido como o "caçador de buracos", aceitou o convite do PP para sair candidato a vereador no Município. Sua iniciativa tem contribuído para melhorar a segurança de motoristas, ciclistas, motoristas e pedestres. Recentemente, o gestor de RH lançou um aplicativo que permite aos cidadãos reltar os problemas do de Santos, facilitando uma solução mais ágil por parte das autoridades.