TRANSPORTE PÚBLICO

Travessias: Governo de São Paulo entrega oitava embarcação modernizada e prepara PPP

Investimentos em melhorias já ultrapassam R$ 150 milhões.

06/08/2024 - terça às 20h30

Até setembro deste ano, quando entregar todas as embarcações que estão em reforma, o Governo completará a marca de 11 embarcações modernizadas em 21 meses, praticamente uma a cada dois meses.

Para melhorar o serviço e valorizar o ativo, já investiu cerca de R$ 150 milhões em reforma e modernização de embarcações, estruturas de embarque e desembarque e projetos de modernização dos sistemas e gestão de filas.
 

"Estamos fazendo todo o possível pra que o serviço das Travessias seja cada vez melhor, mais seguro, moderno e ágil para os usuários. Só em embarcações, considerando as entregas já feitas e as que faremos até o fim do ano, são mais de R$ 80 milhões em investimentos", reforça a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

As Travessias, serviço que inclui oito linhas operadas pelo Departamento Hidroviário, está na lista dos serviços públicos que estão sendo preparados para atrair investimentos privados. A consulta pública para a parceria publico-privada está em preparação e deve ser aberta no próximo trimestre, com lançamento do edital ao mercado no início do ano que vem.

Natália esteve em Santos para entregar a FB-27, que passou por reforma completa e modernização, para garantir mais conforto e segurança no atendimento aos usuários da travessia Santos-Guarujá. A balsa tem capacidade para 44 veículos e 216 pedestres e recebeu investimentos de R$ 8 milhões.

Esta é a quarta balsa entregue nessa gestão apenas para essa travessia, que sozinha responde por 50% do total de demanda do sistema. Dados de junho apontam um Volume Diário Médio (VDM) de 26 mil usuários na travessia Santos-Guarujá, entre veículos, motos, pedestres e ciclistas, com mais de 17 mil viagens realizadas no mês. Isso representa 566 viagens diárias. No total, no primeiro semestre de 2024, as Travessias atenderam 9,6 milhões de usuários.

"Estamos atentos aos locais de grande demanda e buscando soluções para todas as necessidades, desde a melhoria das estruturas de embarque e desembarque até a gestão das filas", ressalta a secretária. Ela lembra que foi entregue no fim do ano passado, em Santos, a obra de reforma da estação de Vicente de Carvalho, com um investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do Flutuante DH-IV, com investimento de R$ 8 milhões. Esta nova estrutura possui duas passarelas, 250 m² de superfície e capacidade para duas operações simultâneas (embarque e desembarque).
 

A travessia São Sebastião/Ilhabela, segunda em volume de demanda, também está recebendo melhorias nos flutuantes dos dois lados, com investimento total que supera R$ 13 milhões. As melhorias incluem flutuantes metálicos, dolfins de costagem e manobra, passarelas de pedestres e pontes mistas de embarque e desembarque. "A previsão é de que, até setembro, tudo esteja concluindo, garantindo melhor estrutura para o verão. Aos poucos, vamos transformando a realidade das Travessias", diz Natália.
 

Para melhorar a organização das filas, foram investidos R$ 6,9 milhões no projeto Gestão de Apoio ao Trânsito, com agentes do Departamento Hidroviário fornecendo suporte aos órgãos de trânsito municipais, seja na organização das filas de acesso aos embarques, colocação de cones e cavaletes de sinalização aos motoristas, abertura e fechamento dos acessos, seja no suporte e orientação com informações aos usuários.

Entregas Realizadas

Embarcações entregues em 2023

Somente em 2023, foram entregues cinco embarcações para o sistema de travessias litorâneas - investimento de R$ 34,6 milhões. Dessas cinco embarcações, as duas primeiras atendem a travessia Santos-Guarujá (FB-26 e FB-14), e as outras três (FB-25, FB-29 e FB-19) atendem a travessia de São Sebastião-Ilhabela:

FB-26: R$ 4,9 milhões, capacidade para 28 veículos e 96 pedestres.

FB-14: R$ 3,9 milhões, capacidade para 24 veículos e 91 pedestres.

FB-29: R$ 6,7 milhões, capacidade para 36 veículos e 140 pedestres.

FB-19: R$ 8,7 milhões, capacidade para 40 veículos e 150 pedestres.

FB-25: R$ 10,1 milhões, capacidade para 65 veículos e 359 pedestres.

Embarcações entregues em 2024

Em 2024, já foram entregues duas embarcações reformadas e renovadas, com um investimento total de R$ 14,9 milhões:

FB-21: R$ 6,8 milhões, capacidade para 21 veículos e 158 pedestres (Santos-Guarujá).

FB-28: R$ 8,1 milhões, capacidade para 44 veículos e 162 pedestres (São Sebastião-Ilhabela).

Embarcações a serem entregues em 2024 - Em reforma:

Para o segundo semestre de 2024, outras quatro embarcações estão em fase final de reforma, totalizando R$ 30,5 milhões em investimentos:

FB-27: R$ 8,5 milhões, capacidade para 48 veículos e 216 pedestres.

FB-30: R$ 8,3 milhões, capacidade para 56 veículos e 320 pedestres.

FB-10: R$ 9,1 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.

Lancha Canéu: R$ 4,5 milhões, capacidade para 190 pedestres.

Embarcações iniciando reforma a serem entregues em 2025:

Total de investimento de R$ 22 milhões

FB-11: R$ 10,8 milhões, capacidade para 32 veículos e 200 pedestres.

FB-05: R$ 6,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 164 pedestres.

FB-15: R$ 4,6 milhões, capacidade para 20 veículos e 96 pedestres.

Investimento em motores e reversores: R$ 7,6 milhões

Reformas de Infraestrutura

Além das reformas de melhorias nas embarcações, a gestão Tarcísio entregou, em dezembro, a obra de reforma da estação de Vicente de Carvalho, com um investimento de R$ 6,8 milhões, e a construção do Flutuante DH-IV, com investimento de R$ 8 milhões. Esta nova estrutura, inaugurada em fevereiro, possui duas passarelas, 250 m² de superfície e capacidade para duas operações simultâneas (embarque e desembarque). Está em andamento a reforma da Estação Praça da República, com investimento total de R$ 5,6 milhões.

Já no início de 2024, foram concluídas obras de reforma dos terminais e atracadouros, incluindo a construção do Flutuante DH III em Ariri, com um investimento de R$ 4,2 milhões. Esta infraestrutura facilita o embarque e desembarque de pedestres e ciclistas na travessia entre Cananéia e Ariri.

Atualmente, a Travessia São Sebastião/Ilhabela conta com reformas. O atracadouro de São Sebastião (Flutuante DERSA VIII) recebe um investimento de R$ 6,9 milhões, enquanto o atracadouro de Ilhabela (Flutuante DERSA VI) recebe R$ 6,3 milhões. As melhorias incluem flutuantes metálicos, dolfins de costagem e manobra, passarelas de pedestres e pontes mistas de embarque e desembarque. Essas obras, previstas para conclusão entre agosto e setembro, proporcionarão mais segurança e conforto aos usuários, especialmente durante o verão.

Melhorias na Prestação de Serviços

Locação de Embarcações: o contrato de locação de embarcações foi ampliado, totalizando 10 embarcações em 2024 para Travessias e 4 para o reservatório de Paraibuna.

Balança para Pesagem de Caminhões: contratação de empresa especializada para realizar a verificação de peso e dimensão dos caminhões na Travessia São Sebastião/Ilhabela, a fim de atender à Resolução SEMIL Nº 79, que restringe a passagem de caminhões de grande porte em horários de pico. A medida visa dimensionar melhor o transporte de caminhões e reduzir o tempo de espera nas filas.

Apoio na Gestão das Filas das Balsas: contratação de equipe para apoio nas filas de embarque e desembarque das balsas. O suporte operacional permite melhor organização das filas de acesso dos veículos às embarcações, suporte e orientação aos usuários.