Guarujá: Adilson de Jesus sai da disputa e PSDB/Cidadania fecha apoio a Vitiello
Federação planejava lançar o ex-secretário de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus (PSDB), como candidato ao Executivo, mas ele não vinha pontuando bem nas pesquisas
05/08/2024 - segunda às 02h15Novos aliados
A federação PSDB/Cidadania, em Guarujá, decidiu apoiar a candidatura a prefeito do vereador Raphael Vitiello (PP). A confirmação ocorreu na manhã de ontem, durante a convenção realizada no Vila Souza Atlético Clube, na Vila Maia. O vereador Fernando Peitola (PRD) será o candidato a vice. Mobiliza e Avante também integra a coligação .
Sem amarras
Vale lembrar que o PSDB é o partido do prefeito Válter Suman. A sigla havia indicado o engenheiro e ex-secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Adilson de Jesus (PSDB), como pré-candidato ao Executivo. No entanto, a coluna apurou que o atual prefeito optou por não apoiar o colega de legenda. Diante do desempenho insatisfatório de Jesus nas pesquisas de intenção de voto, Suman deixou que o governo e a federação decidissem o rumo a seguir conforme achassem mais apropriado.
Sem resposta
A coluna entrou em contato com o presidente municipal da federação PSDB/Cidadania, Márcio Reis dos Santos, e com Jesus, mas não obteve retorno até o final da noite de ontem. O espaço continua aberto para a manifestação de ambos.
Esquerda unida
Na manhã de ontem, a federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV, oficializou ontem a candidatura da vereadora Telma de Souza (PT) à Prefeitura de Santos, durante a convenção realizada no Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP). O vice da chapa será o perito médico federal Marcio Aurélio Soares (PDT). PSOL e Rede também farão parte da aliança liderada pela petista.
Marca registrada
Chefe do Executivo municipal de 1989 a 1992, Telma chegou à atividade com um buggy rosa, veículo que já virou uma referência durante as campanhas eleitorais da integrante da legenda da estrela vermelha. O ex-ministro da Saúde e atual presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, participou do evento.
Olhar social
Durante o discurso, a candidata do PT reiterou a necessidade de o Município avançar nas áreas da Educação e Saúde, sem negligenciar outros problemas que afligem os cidadãos, como a Segurança Pública. Ela também propôs que a área da Assistência Social tenha 5% do orçamento do Município. Atualmente, esse percentual é de 2,5%, segundo a assessoria da vereadora.
Chapa pura
O Avante também homologou, na manhã de ontem, as candidaturas ao Executivo e ao Legislativo para as eleições deste ano no Hedwig Eventos, no Gonzaga. O empreendedor, ator e influenciador digital Nando Pinheiro concorrerá à Prefeitura pela sigla e terá como vice o servidor estadual Henrique Gainete, mais conhecido como Henrique do Fórum.
Voz das multidões
Pinheiro possui um canal no YouTube com 2,23 milhões de inscritos, considerado o maior canal motivacional do Brasil. Agora, o desafio é se tornar conhecido do eleitorado santista em 60 dias e apresentar as propostas e ideias para a Cidade. Em 2022, ele concorreu a deputado federal pelo PL e conquistou 30.364 votos.
Opção aos santistas
No início de junho, a coluna informou, com exclusividade, a intenção do atual candidato a prefeito do Avante concorrer à Administração Municipal e de mostrar que seria possível fazer uma política diferente. "Não sou oposição, sou opção ao eleitorado. Acredito que posso contribuir demais para a zeladoria da Cidade. Precisamos parar de colocar o político como um pop star. O prefeito é um servidor público da população", destacou ele naquela ocasião.
Deu a lógica
A procuradora municipal aposentada e ex-secretária de Habitação durante a gestão de Ademário Oliveira (PSDB), Andrea Maria de Castro (MDB), foi confirmada ontem como vice da chapa ao Executivo encabeçada pelo vereador e ex-titular da pasta de Governo, Cesar Nascimento (PSD). Esse time também conta com o apoio das seguintes siglas: Agir, Podemos, PDT, PRD, PSDB e União Brasil.