A sua Rua

Avenida de Mongaguá traz Tiradentes em seu nome

Patrono da nação brasileira foi homenageado na extensa via

01/10/2022 - sábado às 01h00
Avenida de 9 km conta com restaurante, pizzaria, churrascaria, hotel, igreja e, claro, um Posto Ipiranga - (foto: Google Maps)

A história por trás dos nomes de ruas e avenidas da Baixada Santista chega em Mongaguá com um nome de peso: Tiradentes. Paralela a Rodovia Governador Mário Covas, a extensa Avenida Tiradentes possuí 9 km.
 
Nela, além de algumas residências, opções para comer não faltam: restaurante, pizzaria, churrascaria e hamburgueria estão presentes. Além disso, é possível encontrar mecânico, concessionária, hotel, igreja e, claro, um Posto Ipiranga.
 
Mas você sabe quem foi Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier, nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na Fazenda do Pombal, em Minas Gerais. Ao longo de sua vida, teve várias ocupações. Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político brasileiro, atuando nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
 
Tiradentes é nacionalmente conhecido por ser o personagem símbolo da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário cujo objetivo era a independência do poder português e a criação de uma república brasileira. Quando as autoridades desobriram a trama dos separatistas, na qual ele fazia parte, foi preso, julgado e enforcado publicamente no dia 21 de abril de 1792, aos 45 anos.
 
Em 1965, durante a primeira fase do regime militar no Brasil, o então presidente marechal Castelo Branco, para reforçar a imagem de Tiradentes, sancionou a Lei Nº 4 897, de 9 de dezembro, que instituía o dia 21 de abril como feriado nacional e Tiradentes como, oficialmente, Patrono da Nação Brasileira.