LEIA A COLUNA

Thaís Margarido disputará a Prefeitura de Guarujá. Naldo Perequê desiste de concorrer

A jornalista terá o nome referendado pelo União Brasil na convenção de amanhã. Já o vereador do Avante tentará a reeleição e apoiará Raphael Vitiello (PP) para o Executivo

01/08/2024 - quinta às 01h30

Sinal verde
Após muita especulação e rumores sobre uma possível desistência de concorrer à Prefeitura de Guarujá, a jornalista Thaís Margarido terá o nome referendado pelo União Brasil para disputar a Administração Municipal, durante a convenção do partido que será realizada amanhã, a partir das 19h30, na Rua Funchal, 529, Jardim dos Pássaros. O vice da chapa também será da mesma legenda, mas ainda não foi definido. O evento contará com a participação da deputada estadual Solange Freitas (União).

Única na disputa
Thaís será a única mulher a concorrer ao Executivo da Pérola do Atlântico nas eleições deste ano. Ex-apresentadora do telejornal SP Record, da Record TV Litoral e Vale, ela iniciou sua trajetória na administração pública em 2017. Desde então, comandou a pasta de Turismo em Guarujá e Cubatão, além de ter sido secretária adjunta de Governo em Santos.

Vitória da persistência
Por inúmeras vezes, a jornalista teve de responder questionamentos da imprensa e de eleitores sobre rumores de uma possível desistência da disputa. No entanto, Thaís sempre foi firme em afirmar que seguiria até o fim nesse propósito em respeito aos munícipes de Guarujá. Nos últimos dias, ela recebeu vários convites de outros pré-candidatos integrar a chapa como vice. Um deles chegou a confessar à coluna que a integrante do União Brasil seria "a vice dos sonhos". 

Jogou a toalha
O vereador de Guarujá José Francinaldo Ferreira de Vasconcelos, o Naldo Perequê (Avante), confirmou à coluna, no final da noite de ontem, que decidiu não se candidatar a prefeito nas eleições deste ano. Ele disputará a reeleição e buscará o terceiro mandato no Legislativo. 

Apoio garantido
O parlamentar explicou que o partido fará parte da coligação liderada pelo pré-candidato a Executivo do PP, Raphael Vitiello. Ambos são colegas na Casa de Leis. Essa decisão será oficializada na próxima segunda-feira, quando ocorrerá a convenção do Avante. 

Tiro n'água
No último final de semana, o candidato a prefeito de Cubatão pelo PSB, Rodrigo Alemão, divulgou uma nota oficial convocando as demais forças de oposição da Cidade para se unirem a ele por entender ser a única opção capaz de derrotar o concorrente ao Executivo pela situação, Cesar Nascimento. No entanto, esse apelo não deverá surtir efeito. 

Oposição de fato
Em uma extensa nota encaminhada à coluna, o pré-candidato à Administração Municipal pelo PP, o ex-vereador Toninho Vieira, qualificou a sugestão do socialista como "uma manobra politiqueira". Segundo colocado no último pleito, com 30,74% dos votos válidos, ele reiterou que "somos uma candidatura legítima de oposição, iniciada em 2017" e que tem conquistado o apoio de várias lideranças da Cidade, como os ex-parlamentares Dinho Heliodoro e Severino Tarcício, o Doda.

Proximidade com o poder
Atual presidente do PP na Cidade, Vieira apontou que Alemão esteve por diversas vezes ao lado do prefeito Ademário Oliveira (PSDB). Além disso, afirmou que o PSB jamais foi uma oposição ao atual governo. "O atual presidente do PSB permaneceu com cargo de assessor especial do prefeito até novembro de 2023. O partido permanece ocupando as secretarias de Turismo e Governo", reiterou. 

Decisão do povo
O economista e ex-secretário de Governo de Cubatão, Carlinhos de Freitas (DC), entende que cada candidato deve apresentar o plano de governo para a Cidade e que cabe ao eleitor tomar a decisão nas urnas. "Acredito que, se os nomes da oposição concorrerem separadamente, a possibilidade de derrotar o governo é maior. O Ademário ganhou sem se unir a outros candidatos. O mesmo ocorreu com o Clermont Castor e Marcia Rosa", justificou. 

Chapa confirmada
Carlinhos de Freitas foi oficializado como candidato ao Executivo na convenção do partido realizada na noite de ontem. O vice da chapa será o bacharel em Direito Antônio Biro Biro (DC), uma das lideranças da Cota 200. 

Abraço de afogados
O médico Paiva Magalhães, que disputará o Executivo de Cubatão pelo PL, considera que esse apoio do PT a Alemão representa "um abraço de afogados". Ele recordou que Alemão, quando presidiu a Câmara, instigou as forças policiais contra servidores que se insurgiram contra o "pacote de maldades" de Ademário contra a categoria. Paiva mencionou, ainda, que a ex-prefeita Marcia Rosa (PT) atrasou o pagamento dos aposentados e processou funcionários públicos que reivindicavam melhores condições de trabalho. 

Fim do mistério
O vereador de Peruíbe e ex-diretor municipal do Procon, Tamer Junior (PSB), será o vice do pré-candidato a prefeito do PSD, Felipe Bernardo. O martelo foi batido na noite da última terça-feira, durante reunião que contou com a participação do atual chefe do Executivo, Luiz Maurício (PSD). 

Caminho definido
"Essa decisão não foi tomada pensando em mim, mas no desenvolvimento da Cidade e no futuro da nossa gente. Foram muitas conquistas nos últimos sete anos e meio. Peruíbe não pode parar, e todos esses anos trabalhando junto à comunidade me tornaram pronto para ser a voz do povo e contribuir, ao lado de Felipe, na construção de uma cidade cada vez melhor", ressaltou o parlamentar, que está no segundo mandato.

Baixa no time
O empresário Dill Reis não será mais o vice do pré-candidato a prefeito de Santos pelo Avante, Nando Pinheiro. Ele optou em desistir da candidatura devido a problemas pessoais, conforme informou o partido. O pedido foi acatado ontem pela direção municipal da sigla.

Experiência garantida
A legenda foi rápida e anunciou que o vice da chapa será o escrevente técnico judiciário Henrique Gainete, que já concorreu ao cargo de vereador por quatro vezes. Mais conhecido como Henrique do Fórum, ele é bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Eleitoral. Desde março deste ano, quando ingressou no Avante, o servidor assumiu a responsabilidade de comandar a Comissão Eleitoral da agremiação na Cidade, oferecendo orientação técnica para os pré-candidatos ao Legislativo.