POLÍCIA

COE, Rota e Gaeco fazem operação conjunta na Baixada Santista

Justiça autorizou buscas em 16 endereços ligados ao crime organizado; três pessoas foram presas em flagrante

27/07/2024 - sábado às 12h00

A Polícia Militar e o Ministério Público cumprem, nesta terça-feira (23), 16 mandados de busca e apreensão na região do Morro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo. Até o momento, três suspeitos foram presos em flagrante. Drogas, armas, celulares e outros aparelhos eletrônicos também foram apreendidos na ação. 

O local é conhecido pelas denúncias constantes de tráfico de drogas. A Operação Baixada Segura, deflagrada pelo Comando de Policiamento de Choque em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), tem o objetivo de combater as organizações criminosas e reforçar a segurança na região.

Um levantamento do setor de inteligência da Polícia Militar indicou os principais locais de ação dos traficantes. As equipes conseguiram os mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça, e aliaram as forças com a equipe do Gaeco para o cumprimento. 

Policiais militares do 1º Batalhão de Polícia de Choque, da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), do Comando de Operações Especiais (COE), e do Canil participam da ação.

Em um dos endereços, os militares encontraram grande quantidade de drogas, que ainda está sendo contabilizada. Os celulares apreendidos vão passar por perícia e devem indicar quem são os demais integrantes da quadrilha. 

O coronel Valmor Racorti, que comanda a operação, conta que essa integração entre a Polícia Militar e o Ministério Público é crucial para combater o crime organizado. "Unimos forças e vamos continuar trabalhando pela segurança aqui na Baixada Santista", pontuou.

Os três presos em flagrante estavam com drogas e armas. Os casos foram encaminhados para registro no 2° e no 4° Distrito Policial, em Santos.