LEIA A COLUNA

Câmara de Cubatão analisa hoje pedido de impeachment contra Ademário

A denúncia foi apresentada no Legislativo pelo vereador Alessandro Oliveira (Republicanos)

23/07/2024 - terça às 01h15

Pedido de impeachment
A Câmara de Cubatão analisa na sessão de hoje o pedido de abertura de processo de impeachment contra o prefeito Ademário Oliveira (PSDB). De autoria do vereador Alessandro Oliveira (Republicanos), a denúncia aponta que o gestor municipal, em diversos momentos, "revelou seu desrespeito e, de forma acintosa, praticou atos enquadrados dentro do conceito de misoginia".

Ataque às mulheres
No pedido protocolado pelo Legislativo, o parlamentar apontou que o chefe do Executivo já utilizou os termos "jumenta" e "escrota" com o objetivo de "ofender e ridicularizar mulheres que apenas demonstram, no exercício moderado da liberdade de expressão, descontentamento com sua gestão".

Folga forçada
Conforme previsto no Regimento Interno do Parlamento, Oliveira não pode participar dessa discussão por ser o autor do pedido de afastamento do tucano. Por esse motivo, o parlamentar será substituído pelo suplente Renato Silva de Araújo (PL). Como a maioria dos vereadores é da base de apoio de Ademário, o pedido deverá ser arquivado.

Pintou a vice
Pré-candidato à reeleição, o prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) compartilhou ontem, no Instagram, uma foto em seu gabinete ao lado da vereadora Audrey Kleys (Novo) com os seguintes dizeres: "projetos, ideias, parceria... Seguimos juntos por Santos!".

Experiência garantida
Com passagens pelas secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, a parlamentar acumulou experiência administrativa e está no segundo mandato na Câmara, onde elaborou leis, promoveu discussões e contribuiu para a formulação de políticas públicas voltadas às mulheres de Santos e das demais cidades da Baixada Santista. 

Imersão
No último sábado, as pré-candidatas ao Legislativo dos partidos que apoiam o pré-candidato a prefeito de Mongaguá pelo PP, Paulo Wiazowski Filho, participaram de um treinamento com a consultora em campanhas eleitorais Hanna Pereira. Ela compartilhou dicas valiosas para melhor preparação das participantes para a disputa do pleito.

Fortalecimento do grupo
"Trabalhar no fomento de mulheres na política é acolhê-las e dar o suporte necessário em prol da equidade na corrida eleitoral. Trabalhar nisso não contribui apenas no protagonismo delas, mas também em toda uma construção de chapas, favorecendo o resultado de todo um grupo", destacou Jaqueline Ivanoff, que idealizou esse projeto com Gabi Lopes.

Fazendo história
Wiazowski Filho prestigiou essa atividade e destacou que esse é o primeiro grupo de Mongaguá e de todo o litoral paulista a ter um projeto voltado exclusivamente às lideranças femininas. "Nosso trabalho no fomento e no acolhimento das mulheres na política não atende apenas critérios para montagem de chapas, mas potencializa a integração, equidade e possibilidade de êxito na corrida eleitoral", afirmou. 

Ponte para o futuro
O deputado federal Alberto Mourão foi oficializado como candidato a prefeito de Praia Grande pelo MDB, no último sábado, quando ocorreu a convenção municipal da legenda, no Ocian Praia Clube. Diante de uma plateia de cerca de 2 mil pessoas, ele ressaltou que a "a boa política é a que constrói pontes entre pessoas com opiniões diferentes, mas que se unem por algo maior". 

Técnico campeão
O vice da chapa será o ex-jogador de vôlei Rodrigo Santana, o Rodrigão (PSD), destacou que o progresso do Município e a qualidade de vida proporcionada aos cidadãos estão relacionados ao fato de o parlamentar "ser campeão" na gestão pública. "O Mourão é, na gestão, o que o Bernardinho, nosso eterno técnico, é no vôlei: preza o trabalho consistente, contínuo e coerente. Estou honrado de fazer parte desse time", ressaltou.