MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle
Por decisão da Executiva nacional do partido, o empresário André Ursini foi retirado ontem da presidência da sigla, em Santos, sendo substituído pelo ex-vereador Marcelo Del Bosco
20/07/2024 - sábado às 05h00Grande vitória
A deputada federal Rosana Valle (PL) conquistou uma importante vitória política ao manter o MDB em sua base de apoio na disputa pela Prefeitura de Santos. Essa parceria garantirá à parlamentar preciosos segundos diários nas inserções de rádio e TV para apresentar suas ideias e projetos para a Cidade. O tempo de cada legenda leva em consideração o tamanho da bancada na Câmara dos Deputados e ainda será divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Aprendendo com os erros
Há duas semanas, Rosana esteve reunida com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para tratar das eleições e divulgou uma foto desse encontro, mas sem revelar o tema da conversa. Segundo apurado pela coluna, meses atrás, Rosana havia mencionado a pessoas próximas que o PSD, liderado por Gilberto Kassab, não iria deixar de apoiá-la nas eleições deste ano. No entanto, a legenda deverá caminhar com a candidatura governista.
O favorito
No acordo com o MDB, ficou acertado que o partido indicará o vice na chapa majoritária. O nome mais cotado para encarar esse desafio é o do ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal de Esportes, Sadao Nakai, que integra a equipe que prepara o plano de governo da pré-candidata do PL. Ele foi convidado para ingressar no partido em 2023, mas só se filiou neste ano.
Interferência indevida
Conforme antecipado pelo BS9, a Executiva nacional do MDB decidiu intervir no partido, em Santos, afastando o empresário André Ursini da liderança da legenda. Inicialmente marcada para o dia 5 de agosto, a convenção do MDB foi antecipada para o dia 3, a pedido de Rosana, conforme o ex-presidente. Isso foi a gota d'água para Ursini, já insatisfeito com o tratamento dado pelo PL e pela parlamentar nesse processo de construção coletiva. Ele deixou isso claro na entrevista concedida em 24 de junho ao Jornal Enfoque.
Sob nova direção
Agora, o comando do MDB santista está com o ex-vereador e ex-secretário municipal de Defesa da Cidadania, Marcelo Del Bosco. Homem de confiança do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ele já assinou ontem o edital com a convocação da convenção municipal da agremiação, que ocorrerá no próximo dia 3, a partir das 9 horas, no Edifício Rotary (Avenida Ana Costa, 151, Vila Mathias).
A volta dos 23
O desembargador Vico Mañas, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, atendeu ao pedido do PL e concedeu ontem liminar para suspender os efeitos da emenda 69/2024 à Lei Orgânica de Praia Grande até o julgamento definitivo da ação. Portanto, o Município terá 23 vereadores na Casa de Leis a partir do próximo ano.
Vícios no processo
O magistrado considerou que houve alguns vícios formais no processo legislativo, como a violação do patrocínio da irrepetibilidade, "uma vez que a emenda em questão tratou de matéria com o mesmo objeto de outra rejeitada no mesmo ano". Além disso, não foi respeitado o interstício mínimo de dez dias entre os turnos de votação do texto. A matéria em questão reduz o número de vereadores na Cidade de 21 para 19.
Nada a declarar
A Câmara informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o conteúdo da liminar e somente vai se pronunciar após notificação oficial.
Pontapé inicial
O PL de Peruíbe realiza hoje, a partir das 8 horas, a convenção municipal na Câmara. Serão homologadas a candidatura a prefeito do engenheiro civil Emer Jaoude e do vice Sargento Anderson.