LEIA A COLUNA

Farid Madi será confirmado como candidato a prefeito neste domingo

Além do Podemos, o ex-chefe do Executivo de Guarujá terá o apoio do PSD, DC e MDB

17/07/2024 - quarta às 02h20

Tudo pronto
A quadra do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense, no Sítio Pae Cará, em Guarujá, receberá neste domingo, a partir das 10 horas, a convenção municipal de quatro partidos: DC, MDB, Podemos e PSD. O evento confirmará a candidatura de Farid Madi (Pode) à Prefeitura.

Expectativa
Líder isolado em todas as pesquisas de intenção de voto no Município, Farid venceu o pleito de 2004, quando estava no PDT, e governou a Pérola do Atlântico de 2005 a 2008. Os resultados dos levantamentos têm apontado que o ex-chefe do Executivo possui grandes chances de vencer a disputa no primeiro turno. Resta saber se isso vai se confirmar nas urnas no dia 6 de outubro.

Tentativas frustradas
Em 2008, Farid disputou a reeleição, mas perdeu, no primeiro turno, para Maria Antonieta de Brito (MDB). Quatro anos mais tarde, ele sofreu nova derrota para a adversária, mas no segundo turno. Em 2016, o ex-chefe do Executivo liderava as pesquisas, mas a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura dele, que foi substituído pela esposa e ex-deputada estadual Haifa Madi (ambos estavam no PPS - atual Cidadania). A ex-parlamentar foi superada por Valter Suman (PSB) no segundo turno.

Agora é lei
No último dia 12, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), sancionou a Lei 4.570/2024, que inclui o Dia do Assessor Parlamentar no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município. Essa data será comemorada anualmente no dia 23 de outubro. A legislação é de autoria do vereador Professor Thiago Alexandre (PSD). 

Papel fundamental
Por meio dessa propositura, o legislador busca enaltecer esses profissionais que têm um papel fundamental nos gabinetes, plenários e comissões permanentes da Casa de Leis. Desde 2016, está em vigor em São Paulo uma lei de igual teor formulada pelo ex-deputado estadual Gil Lancaster.

Sem mudanças
Os profissionais do Programa Mais Médicos que atuam em Santos recebem da Prefeitura, a título de auxílio moradia, a quantia mensal de R$ 2.500,00. O vereador Adilson Junior (PP) questionou a Administração Municipal sobre a possibilidade de oferecer um valor mais atrativo na ajuda de custo para esses médicos, mas não obteve uma devolutiva sobre essa indagação.

Ajuda pouco atrativa
No requerimento direcionado ao Executivo, o parlamentar apontou que esse benefício tem valores superiores em outros municípios, como São Vicente (R$ 4.500,00), Na avaliação do parlamentar, esse cenário faz com que Santos seja menos atraente para a vinda de profissionais, especialmente para trabalhar em áreas de alta vulnerabilidade, devido ao alto valor do aluguel e do custo de vida. 

Debate essencial
O PV de Itanhaém promove hoje, às 19 horas, um evento virtual intitulado Educação em Foco, que busca discutir os desafios e rumos desse segmento na Cidade, assim como os problemas de ensino e aprendizagem na rede municipal de educação.

Vozes da experiência
Foram convidadas para debater o tema a ex-secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Cilene Forssell, e a professora e co-deputada estadual Poliana Nascimento (PSOL), que é pré-candidata à Prefeitura. Essa atividade será transmitida nas redes sociais oficiais do PV de Itanhaém e do ex-chefe do Executivo João Carlos Forssell (PV), que almeja disputar a Administração Municipal neste ano.