LEIA A COLUNA

Instalação de pista de corrida na orla santista é viável? Veja a resposta da Prefeitura

Questionamento foi apresentado pelo vereador Paulo Miyasiro (Republicanos)

08/07/2024 - segunda às 02h20

Maior proteção
O vereador de Santos Paulo Miyasiro (Republicanos) apresentou, em abril deste ano, requerimento ao Executivo sobre a viabilidade de instalar uma pista de corrida, ao lado da ciclovia da orla, que possa atender corredores de rua e cadeirantes. Na avaliação do parlamentar, essa obra é importante para fomentar o esporte e promover a segurança de atletas e amadores que praticam essa modalidade. A resposta da Administração Municipal foi encaminhada à Câmara na última sexta-feira. 

Passando a bola
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, explicou que a demanda necessita de um estudo de maior complexidade, pois os jardins da orla são tombados pelos órgãos de defesa do patrimônio e não há condições de avanço sobre a própria praia por questões de natureza ambiental. Por esse motivo, o titular da pasta sugeriu que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fosse consultada para averiguar, como alternativa, a disponibilização de parte do leito carroçável para viabilizar a instalação da pista de corrida e analisar os eventuais impactos na fluidez do trânsito desse projeto.

Ideia inviável
No ofício respondido ao parlamentar, a diretora de Planejamento e Projetos da CET, Luciane Beck, explicou que não seria possível instalar esse corredor ao lado da ciclovia na parte onde hoje está a calçada de pedestres. Isso poderia ser feito para o lado dos jardins, mas a representante da empresa entende que essa ideia não é viável, pois eles são bens tombados. 

Pronto para ajudar
O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Junior, justificou que não é competência da pasta a instalação de pistas de corridas em locais públicos. No entanto, ele se colocou à disposição "para colaborar com qualquer orientação técnica que se faça necessária". 

O retorno
O ex-prefeito de Bertioga Luiz Carlos Rachid (PSDB) está de volta ao comando da Secretaria Municipal de Obras e Habitação. Ele deixou o cargo no início do mês passado, devido a uma exigência do calendário eleitoral. O tucano era um dos nomes avaliados para concorrer à Administração Municipal com o apoio do atual chefe do Executivo, Caio Matheus (PSD), mas o escolhido foi o atual vice, Marcelo Vilares (União). O anúncio ocorreu na última sexta-feira.

Ritmo acelerado
Durante esse curto período, a pasta ficou sob o comando de João Gonçales Urbano, que foi nomeado como diretor do Departamento de Planejamento de Obras Públicas. Somente no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura inaugurou ou executou mais de 30 obras, como investimentos contra enchentes e na pavimentação de vias. 

Conexão Guarujá-Camboriú
O Expocenter de Balneário Camboriú (SC) recebeu, no último final de semana, a Conferência de Política e Ação Conservadora (CPAC) do Brasil. O evento é considerado o maior e mais influente encontro de conservadores do mundo. Um dos participantes foi o pré-candidato a prefeito de Guarujá pelo PL, o ex-vereador Tenente Nicolaci.

O único da região
O político da Pérola do Atlântico foi o único integrante do partido que concorrerá ao Executivo em uma cidade da Baixada Santista que compareceu ao CPAC. Durante a conferência, Nicolaci tirou uma foto ao lado do ex-deputado federal e presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. 

Praticidade
A Santa Casa de Santos inaugurou, na última sexta-feira, as novas instalações do Serviço de Banco de Sangue. A unidade está localizada atrás do Pronto-Socorro de Convênios e Particulares. O acesso ao serviço ocorrerá pela área externa, ou seja, o paciente não precisará entrar no hospital para fazer a doação. 

Emenda fundamental
Esse novo espaço permitirá a realização de transfusões de sangue e sangria terapêutica (método que retira sangue para aliviar ou tratar sintomas de doenças) para pessoas atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde e de forma particular. A obra foi realizada com recursos oriundos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Corrêa Junior (PSD).