LEIA A COLUNA

Aeroporto de Guarujá deverá ser inaugurado até dezembro de 2024

A previsão é do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos)

07/07/2024 - domingo às 02h30

Prazo final
Além de participar da inauguração do Parque Valongo, em Santos, na última sexta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), esteve em Guarujá para acompanhar as obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano, que contempla a reforma e a adequação da pista de pouso e decolagem, intervenções nas pistas de taxiar e implantação de sistemas de drenagem e segurança. A expectativa do titular da pasta é que esse trabalho esteja concluído até dezembro deste ano. 

Fim da lenda urbana?
"Fui abordado por um senhor, que me perguntou se realmente o aeroporto sairá do papel. Se Deus quiser, Válter (Suman - PSDB, prefeito de Guarujá), agora, no final do ano, nós vamos estar inaugurando o aeroporto, que será muito importante para o turismo", ressaltou Costa Filho. Iniciadas em março deste ano, essas obras são fruto de um investimento superior a R$ 19 milhões. Os recursos são oriundos do Governo Federal.

Grande oportunidade
O titular da pasta destacou que o aeródromo da Pérola do Atlântico irá impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer a aviação regional, conectando São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outros estados. “Isso atrairá turistas interessados em explorar as riquezas culturais e naturais da região, incluindo nossas belas praias e oportunidades de negócios através do Porto de Santos”, explicou. As companhias aéreas Gol e Azul já demonstram interesse em manter voos no aeródromo. 

Sinais positivos
O ministro de Portos e Aeroportos recebeu das mãos da secretária de Planejamento de Guarujá, Polliana Iamonti, o projeto para instalação do Parque do Forte no maior símbolo do distrito de Vicente de Carvalho, o Forte da Vera Cruz do Itapema, no Jardim Cunhambebe. O representante do Governo Federal e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) gostaram da ideia, assim como o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, que se colocou à disposição da Prefeitura para contribuir com essa iniciativa. 

Obstáculos
A inauguração do Parque Valongo, na noite da última sexta-feira, atraiu um grande número de pessoas curiosas em conhecer o novo espaço de lazer da Cidade e acompanhar o show do cantor e compositor Zeca Baleiro. Quem foi de carro até o Centro teve bastante dificuldade para conseguir estacionar o automóvel e circular nas vias da região por causa das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

Falta de bom senso
O playground do Parque Valongo é restrito para pessoas com até 14 anos ou até 40 quilos. Essa orientação para os cidadãos consta em uma placa, mas foi ignorada por diversos jovens e adultos que decidiram “brincar” com o pula-pula e o balanço. Esse tipo de atitude diminui o tempo de vida útil dos brinquedos reservados para as crianças.

Mão na massa
Quem frequenta os eventos beneficentes do Lar das Moças Cegas (LMC), em Santos, tem se deparado com frequência com o vereador Augusto Duarte (União). Ele tem trabalhado como garçom nessas atividades. Essa atuação voluntária e a postura simples dele na instituição vem chamando a atenção do público.

Parceria consolidada
No ano passado, quando a entidade completou 80 anos de existência, o parlamentar fez uma homenagem, em nome do Legislativo, ao LMC em reconhecimento aos serviços prestados à população da Baixada Santista. Duarte também já destinou à instituição R$ 200 mil em emendas parlamentares. 

De olho na Prefeitura
A advogada Marcia das Dores Silva decidiu colocar o seu nome à disposição da população de Mongaguá nas eleições deste ano. Atual presidente municipal do PMB, ela pretende concorrer ao Executivo pela primeira vez.  Em 2016, a pré-candidata tentou uma vaga no Legislativo pelo PSB, mas não conseguiu se eleger.

Fechada com o povo
Marcia explicou à coluna que é necessário estruturar melhor o Município para oferecer mais oportunidades de formação, emprego e renda à população. "Apesar das adversidades e dos céticos que consideram minha candidatura impossível, acredito que nada é inalcançável quando se tem determinação e comprometimento com o bem-estar coletivo", ressaltou.