SAÚDE

Secretaria da Saúde de São Vicente promove 1° Fórum de Saúde Mental da Cidade

Com inscrições abertas, evento acontece no dia 16 de julho, no auditório da Secretaria de Serviços Públicos; público-alvo é o de estudantes e profissionais da área

05/07/2024 - sexta às 18h00
O evento está marcado para o próximo dia 16, no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Av. Nações Unidas - Vila Margarida), a partir das 9h. - Istock

A demanda por cuidados na área da saúde mental é uma realidade que cresce a cada dia. Pensando nisso, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau-SV) promove o 1° Fórum de Saúde Mental da Cidade com o tema "Saúde Mental e suas interfaces nos desafios do atendimento dos diversos níveis da rede municipal". O evento está marcado para o próximo dia 16, no auditório da Secretaria de Serviços Públicos (Av. Nações Unidas - Vila Margarida), a partir das 9h.

O encontro reunirá estudantes e profissionais da área na Baixada Santista para uma verdadeira troca de experiências no atendimento ao paciente. Hoje, a grande questão é que essas pessoas possam ser atendidas conforme suas necessidades pessoais, a fim de tornar o atendimento mais humano.

"Nós precisamos trabalhar de forma integral, humanizada, acolhedora e entender corretamente qual é o fluxo de atendimento do paciente com transtorno mental, para que possamos dar mais qualidade a essas pessoas", comenta uma das idealizadoras do evento e também Coordenadora de Saúde Mental de São Vicente, Maria José Alcalá Cravo.

Aos interessados em participar, não há necessidade de inscrição prévia, mas haverá limite de 100 vagas no local. O evento é totalmente gratuito, e também contará com um certificado de presença.

"A expectativa é de que seja um evento voltado para o aumento da conscientização, troca de conhecimento e experiências, desenvolvimento de políticas, capacitação profissional, inovação e boas práticas, com assuntos relevantes, podendo desempenhar um papel crucial na melhoria dos serviços de Saúde Mental e no apoio às pessoas afetadas por estas questões", explica o coordenador da Atenção Hospitalar e também um dos idealizadores, Danilo Ribeiro Santos.

Confira a programação:

09h15 - Abertura com a Secretária de Saúde Dra. Michelle Santos

09h30 - Abertura com os Diretores e Coordenadores

09h45 - Desafios do Matriciamento com o Psiquiatra Heitor Prates Furieri, o Enfermeiro Fagner Coelho Romano e a Chefe do CAPS IJ ZNO Alessandra Maria de Paula

10h30 - Coffee Break

10h45 - Mesa redonda com Maria José Alcalá Cravo (Coordenadora de Saúde Mental de São Vicente), Carlos Eduardo Pedroso (Coordenador Técnico de Saúde Mental em Itanhaém) e Nathalia Naldoni (Coordenadora de Atenção Psicossocial de Santos)

11h30 - Violência contra Crianças e Adolescentes com a Dra. Isabela Ciandella Vieira (Psicóloga e Pós-Graduanda em Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil)

12h às 13h30 - Almoço

13h45 - Cuidado Humanizado na Internação em Enfermaria de Saúde Mental com a Dra. Eliane Marangoni (Médica Pós-Graduanda em Psiquiatria)

14h30 - Rede Atenção Psicossocial (RAPS) com a Articuladora de Saúde Mental do DRS IV Tânia Silva

15h - Experiências Exitosas com a Psicóloga Andrezza Galacho, o Psicólogo Natan Medeiro e o Enfermeiro Danilo Leonel

15h30 - Diretrizes da Humanização com a Dra Daniela Crescente Arantes Araújo Marques (Coordenadora de Educação Permanente e Humanização em Saúde)

16:00 Encerramento com voz e violão por Lucas Soares da Silva (Técnico em Enfermagem) com participação dos pacientes em internação e apresentação do Batucaps (Grupo de Percussão do CAPS III Mater)

"Vamos ter o nosso primeiro Fórum de Saúde Mental na Cidade. Um evento de extrema importância que vai dar a oportunidade de debater e discutir esse tema com profissionais e estudantes de cidades da Baixada Santista. Tenho certeza que será um dia muito produtivo para todos presentes", enfatizou Michelle Santos, secretária da saúde.