LEIA A COLUNA

Turismo deverá representar 10% do PIB paulista ainda este ano

Estimativa do governo estadual foi revelada durante a reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) feita em Olímpia, no último sábado

03/07/2024 - quarta às 01h15

Cenário positivo
Após o turismo de São Paulo ter fechado o ano passado com a maior movimentação financeira da história (R$ 289,6 bilhões) e elevado a participação do setor no Produto Interno Bruto (PIB) paulista para 9,3%, a expectativa da Secretaria de Estado Turismo e Viagens é que o segmento alcance a marca de 10% do PIB ainda este ano.

Recorde
As perspectivas otimistas foram reveladas pelo titular da pasta, Roberto de Lucena, durante a segunda reunião do ano da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp), realizada no último sábado, em Olímpia. Ele enalteceu o número de obras e recursos enviados pelo Estado às cidades neste ano. "No 1º semestre de 2024, foram entregues 84 obras. O montante repassado de janeiro a junho superou os valores repassados no mesmo período dos últimos cinco anos, número recorde", destacou o secretário.

Lista de desejos
O prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça (Republicanos), aproveitou a presença de Lucena no evento e apresentou projetos de infraestrutura turística da Cidade que necessitam de recursos estaduais para serem executados, como as obras da orla da praia e a revitalização das margens do Rio Mongaguá. 

Inauguração virtual
O ex-prefeito de Itanhaém e pré-candidato ao Executivo pelo PV, João Carlos Forssell Neto, fará hoje, às 18h30, a inauguração virtual do escritório político da legenda, que fica na Avenida Presidente Vargas, 867, Centro. Originalmente, o evento seria realizado no último sábado, de forma presencial, mas foi adiado em razão das chuvas. 

Surpresa
Um dos participantes dessa atividade online será o vereador Henrique Garzon, que pretendia concorrer à Administração Municipal neste ano e, agora, estará apoiando Forssell. O parlamentar trocou o Podemos pelo Republicanos, em março deste ano, com a intenção de disputar a Prefeitura, mas perdeu a legenda para o atual gestor Tiago Cervantes, que tentará a reeleição. 

Na disputa pela Prefeitura de Santos?
Integrante do Parlamento Jovem Paulista 2007-2008, o santista João Matheus recebeu ontem o convite da equipe do pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, o coach Pablo Marçal, para concorrer ao Executivo santista. João chegou à legenda, em 2020, pelas mãos do ex-presidente e fundador da sigla, Levy Fidelix (falecido em 2021).

Fechado com Rogério
"Eu me senti lisonjeado pela deferência ao meu nome e à minha trajetória de vida, mas declinei do convite por integrar a base de apoio à reeleição do prefeito Rogério Santos (Republicanos) e ter como prioridade a condução da pré-candidatura do empresário Marcelo Coelho (PSD) a vereador, pois sou um dos articuladores de sua futura candidatura ao Legislativo", explicou à coluna.

Por dentro do túnel
A Comissão Especial de Vereadores (CEV) da Câmara de Santos para tratar do túnel Santos-Guarujá realiza hoje, às 15 horas, na sede do Parlamento, audiência pública para discutir melhor esse projeto, apontar aprimoramentos na proposta de construção dessa ligação seca e tirar dúvidas dos munícipes sobre esse empreendimento aguardado há cerca de um século pelos moradores da região.

Autoridades presentes
O evento tem a presença confirmada do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e do gerente regional de São Paulo substituto da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Daniel Alves dos Santos. A CEV é presidida por Bruno Orlandi (PSD), que esteve à frente da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Emprego.