Em Cubatão, mutirão oftalmológico começa nesta quarta (12)
Meta é atender 5 mil estudantes da rede municipal de ensino
12/06/2024 - quarta às 00h01A partir desta quarta-feira (12), cerca 5.500 alunos do 1º ao 5º anos da rede municipal de ensino participam de mutirão de exames oftalmológicos e consultas com o objetivo de detectar problemas de visão, um dos maiores obstáculos ao aprendizado. Essa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Cubatão.
As crianças serão avaliadas por optometristas e oftalmologista em uma carreta que irá transitar pela cidade. Em caso de precisarem de óculos, receberão o utensílio por meio do serviço. Em caso de alguma outra patologia, a criança será encaminhada para a unidade de Saúde de seu bairro para consulta e encaminhamentos.
Para reduzir o trânsito entre as unidades de ensino e a carreta, o veículo ficará estacionado em três polos diferentes até 10 de agosto: no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega, o Romerão, no Centro; no Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro; e na Unidade Municipal de Ensino Bernardo José Maria de Lorena, na Vila Nova.
ATENDIMENTOS – A previsão é de que sejam feitos de até 180 atendimentos por dia. As crianças serão trazidas para a carreta diretamente das unidades de ensino por transporte providenciado pela Secretaria de Educação, começando nesta quarta-feira, a partir das 8h30, no Romerão com a Unidade Municipal de Ensino (UME) Jayme João Olcese, seguida por UME Alagoas, UME Usina Henry Borden, Centro Educacional Unificado (CEU) Marta Josete Ramos Impaléa, UME Padre José de Anchieta, UME Dom Pedro I.
No Armando Cunha, serão atendidas a UME Antônio Ortega Domingues, UME Maria do Rosário Lopes Franco, UME Padre Antonio Olivieri Filho, UME Padre Manoel da Nóbrega, UME Estado do Amapá e UME Rui Barbosa. E, por fim, no polo da UME Lorena, as próprias crianças da unidade e também da UME Maria Albertina Pinheiro da Silva Mesquita, UME Professor Doutor Luiz Pieruzzi Netto, UME Estado do Espírito Santo, UME Estado do Ceará, UME João Ramalho, UME Elza Silva dos Santos e UME Luiz Gustavo de Lima. O projeto foi custeado com recursos de emendas impositivas da Câmara Municipal.