Peruíbe está contemplada na PPP do Estado para construção de novas escolas
O anúncio foi feito ontem pelo governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos). A futura concessionária terá de cuidar da gestão e operação das estruturas dessas unidades
24/05/2024 - sexta às 01h30Única da Baixada Santista
O governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) anunciou, na noite de ontem, o projeto de parceria público-privada (PPP) para a construção de 33 novas escolas, que serão erguidas em 29 cidades. Peruíbe foi o único município da Baixada Santista contemplado. Essas unidades da rede estadual oferecerão vagas de tempo integral nos Ensino Fundamental 2 (da 6ª a 9ª série) e Médio.
Estado focado no ensino
Segundo o chefe do Executivo paulista, o edital da PPP será lançado até o início do próximo mês e o leilão está programado para ocorrer em setembro. O futuro concessionário terá a responsabilidade de fazer as obras e a gestão de todos os serviços não-pedagógicos, como alimentação, vigilância, limpeza, manutenção, serviços administrativos entre outros. "A nossa ideia é tirar essa carga de zeladoria dos diretores e fazer com que eles tenham um equipamento moderno, uma melhor infraestrutura, e possam se preocupar apenas com a parte pedagógica", destacou.
Nova PPP à vista
Tarcísio explicou que 80% das escolas estaduais paulistas têm mais de 20 anos e 92% delas não têm ar-condicionado. Neste ano, o governo traçou como meta climatizar mais de 1.200 unidades de ensino e fazer a reforma de 2 mil. "Estamos organizando uma PPP para a manutenção de 140 escolas. Os estudos já estão em andamento. Isso vai envolver a reforma, a manutenção e a ampliação delas", disse o governador.
Olha o trem
O chefe do Executivo paulista anunciou, ainda, que o projeto da ligação férrea entre São Paulo e Santos foi qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Esse projeto terá aportes de até R$ 15 bilhões. A expectativa é que a proposta comece a ser materializada em até três anos, após a definição do traçado e do modelo de composição que será utilizado. A estimativa é que a viagem entre as cidades dure uma hora e meia.
Desrespeito
Representante do coletivo LGBTQIA+ de Bertioga, a autônoma Ramonna Vasconcellos protocolou, ontem, na Câmara Municipal uma representação por quebra de decoro parlamentar contra o vereador Eduardo Pereira (PSD). Na sessão da última terça-feira, ele abandonou o plenário, após se recusar a ler o Projeto de Lei 35/2023, que institui o Programa Respeito Tem Nome, voltado à promoção da cidadania de pessoas LGBTQIA+ do Município. Essa propositura, de Renata Barreiro (PL), foi aprovada em primeira discussão.
Busca por justiça
Para Ramonna, o parlamentar teve uma atitude preconceituosa e cometeu os crimes de transfobia e homofobia. Por esse motivo, esse caso será levado ao conhecimento do Ministério Público de São Paulo, da Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Aliança Nacional LGBTI. "Vereador Eduardo Pereira, a sua fala é infeliz. O que o senhor fez foi nojento. Nós, como população, não vamos deixar isso barato", frisou.
Polêmica sem necessidade
Evangélico vinculado à Assembleia de Deus, Pereira justificou que não hostilizou, nem fez críticas ou considerações sobre a propositura. "Está sendo feito uma polêmica sem necessidade. A autora do projeto fez a leitura. O projeto foi aprovado e está para ser votado em segunda discussão. Assim como respeito a todos, também mereço respeito na minha posição de não ter feito a leitura. Deus ama a todos e eu também, mas estou no meu direito de não ter feito a leitura", justificou.
Falha nossa
Ao contrário do que foi publicado na coluna da última quarta-feira, quatro vereadores de Guarujá foram favoráveis à abertura do processo de impeachment contra o prefeito Válter Suman (PSDB) protocolado pelo engenheiro e advogado José Manoel Ferreira Gonçalves: Anderson Figueira (Pode), Waguinho Fé em Deus (PRD), Toninho Salgado (SD) e Raphael Vitiello (PP) - este último não foi citado naquela ocasião.
Lado definido
"Minha posição perante a Administração da Cidade está consolidada. Votei favoravelmente ao recebimento da denúncia, assim como em todas as outras vezes. E votarei novamente, caso haja novas", ressaltou Vitiello, que é pré-candidato ao Executivo pelo PP.
Centro da economia
A Associação Comercial de Santos (ACS) recebe hoje, a partir das 18 horas, a 6ª edição do Café com Economistas. Realizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-SP), o evento terá duas palestras. Uma delas será sobre os impactos da inteligência artificial na economia de Santos e Litoral Paulista, com Welinton dos Santos.
Desafios da realidade
Na sequência, a delegada adjunta de Santos do Corecon-SP e diretora da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Viviam Ester de Souza, falará sobre o ensino tecnológico no contexto dos desafios da realidade econômica nacional e internacional. Essa atividade deverá reunir autoridades, empresários, representantes de entidades de classe, economistas e estudantes.