DIREITOS

Cadastro PCD também pode ser feito presencialmente em cinco pontos de Praia Grande

Objetivo é traçar um diagnóstico e criar políticas públicas voltadas a esse público

27/05/2024 - segunda às 00h01

Quase 600 pessoas já preencheram o Cadastro PCD-PG que foi lançado no  último dia 13 com o objetivo de realizar um diagnóstico das pessoas  com deficiência que vivem na Cidade e, assim, criar políticas públicas  específicas para esse público. Além da forma online, os interessados  podem fazer o procedimento em um dos pontos disponibilizados pela  Prefeitura com o auxílio de voluntários.

A secretária de Planejamento Eliana Cristina Jerônimo Ferreira explica  que esse é um primeiro passo ligado às políticas de inclusão que a  Prefeitura pretende adotar ao longo dos próximos anos. “Como não é  possível irmos aos mais de 250 mil domicílios da Cidade, lançamos o  cadastro online para facilitar, mas estamos disponibilizando também  pontos físicos para ajudar quem eventualmente tenha alguma  dificuldade”. Até a manhã desta terça-feira, foram feitos 591 cadastros.

Para o presidente do Comped, Francisco Novelli, a medida é um  importante passo para avançar nos assuntos relacionados às pessoas com  deficiência. “A Prefeitura atendeu ao nosso pedido de realizar um  trabalho específico para PCDs e certamente vamos colher esses frutos  futuramente. Mas para isso, precisamos que o maior número possível de  interessados participe, responda ao cadastro, que é uma espécie de  censo, específico para este público”.

O cadastro está disponível no site da Prefeitura no endereço  https://www2.praiagrande.sp.gov.br/censo-pcd e também foram  disponibilizados voluntários para preenchimento presencial nos  seguintes locais:

    FATEC-PG: segunda a sexta-feira, das 8h às 21h; sábados das 8h às  11h. Endereço: Praça 19 de janeiro, 144, Boqueirão.
    APAE-PG: segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 16h. Endereço:  Rua das Acácias, 320, Quietude.
    Terminal Rodoviário Tude Bastos: segunda a sexta-feira, das 7:30h  às 17:30h. Endereço: Avenida do Trabalhador, 2, Sítio do Campo.
    Terminal Rodoviário “Tatico”: segunda a sexta-feira, das 11h às  15h. Endereço: Rua Valter José Alves, 200, Mirim.
    Casa dos Conselhos: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.  Endereço: Rua Xavantes, 51 - Tupi.

O cadastro pode ser preenchido até 30 de junho por moradores de Praia  Grande que se identificam como pessoa com deficiência, sem restrição  de idade, com ou sem laudo médico. Ele pode ser realizado tanto pela  própria pessoa com deficiência quanto por terceiros, como os pais,  responsáveis ou cuidadores, por exemplo.