TRAGÉDIA NO RS

Governo de São Paulo envia 13,5 milhões de medicamentos para ajudar o RS

Também foram encaminhados 276,6 mil insumos de saúde e serão enviados 150 cilindros de oxigênio para auxiliar no atendimento às vítimas das fortes cheias

19/05/2024 - domingo às 00h01

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Saúde (SES-SP) encaminhou 13,5 milhões de unidades de medicamentos e outros 276,6 mil insumos de saúde para auxiliar o estado do Rio Grande do Sul, atingido fortemente por enchentes nas últimas semanas. 

Foram enviados remédios como antibióticos, antitérmicos, diuréticos, analgésicos, corticoides, benzodiazepínicos, antidepressivos, anti-hipertensivos, além de insumos como ataduras, seringas, cateteres, luvas e máscaras, cedidos por 30 serviços de saúde estaduais e pela Furp (Fundação para o Remédio Popular).

Além dos medicamentos e insumos, a Secretaria de Estado da Saúde paulista encaminhará 150 cilindros de oxigênio. Os itens irão auxiliar no abastecimento das unidades hospitalares e socorro às vítimas. 

Uma equipe do GRAU (Grupo de Resgate) da Secretaria foi enviada para o estado gaúcho para ajudar na logística dos atendimentos de saúde. 

Outros serviços de saúde da Secretaria paulista também foram colocados à disposição do Rio Grande do Sul, como o laboratório do Instituto Adolfo Lutz, Instituto Butantan e o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE). 

"Unir o máximo de esforços nesse momento é fundamental para suporte ao estado. Cada doação é bem-vinda e ajuda a trazer esperança e acolhimento. Enviamos insumos considerados mais necessários neste momento para ajudar a população do Rio Grande do Sul, em articulação com o governo local, visando atender às vítimas e ajudar a salvar vidas", afirma Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Corrente do bem

Para ampliar a arrecadação de itens para o Rio Grande do Sul, o Projeto Reciclar da SES-SP organizou uma campanha interna com a disponibilização de pontos de coleta, em toda a secretaria, para arrecadar doações de itens como roupas, materiais de limpeza, higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Toda arrecadação da SES será enviada ao Fundo Social de São Paulo (Fussesp).