SOLIDARIEDADE VICENTINA

Arrecadação de brinquedos continua a todo vapor nas unidades educacionais de São Vicente

Doações serão encaminhadas às crianças do Rio Grande do Sul

15/05/2024 - quarta às 15h49

A solidariedade tomou conta de todas as escolas da rede municipal de São Vicente, com a campanha "De criança para criança", a qual unidades educacionais viraram polos de arrecadação de brinquedos e materiais escolares. As doações têm como destino as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.

Professora da UE Sebastião Ribeiro da Silva (Tancredo), Nathalia Gabriel destacou que o momento de dor dos gaúchos serviu para trabalhar conceitos vistos em sala de aula. "As crianças começaram a refletir sobre a situação, com pessoas que perderam tudo, e descobriram como podem ajudar a partir da própria escola em que estudam". 

"É muito triste o que está acontecendo lá no Sul. Estamos doando caderno, lápis de cor, borracha e muitos brinquedos", comentou Maria Luisa Santana (8 anos). Arthur Luan (9 anos) desejou boa sorte para a população gaúcha. "Que Deus cuide de vocês. Eu e meus amigos escrevemos cartas que serão entregues junto com os brinquedos", disse o aluno, sobre uma das ações propostas na escola. 

"Todos da UE Sebastião Ribeiro estão escrevendo cartinhas e bilhetes, ou se expressando com desenhos, que serão entregues junto com as doações, para levar um pouco de conforto e com o sentimento dos alunos de São Vicente para aquecer as crianças do sul", detalhou a secretária adjunta da Educação, Denise Barbosa.

Diretora da unidade, Sandra Chaves ressaltou que "poder contribuir nesse momento tão difícil é gratificante para e escola, deixando o coração mais leve".

"Trata-se de um grande exercício de empatia e solidariedade com foco em ajudar as crianças que estão sem aula e perderam todos os seus objetos da infância", destacou a secretária da Educação, Nivea Marsili, reforçando que a campanha nas escolas segue em paralelo às doações em geral para o Fundo Social de Solidariedade. "Esta, nas escolas, é específica para os pequenos", completa.

Além de receberem os materiais, as unidades educacionais também poderão fazer reflexões pedagógicas interdisciplinares sobre questões climáticas, sobre doação, empatia e amor ao próximo.

Quais itens serão arrecadados? -  Brinquedos novos ou usados, em bom estado de conservação, e material escolar (caderno, lápis, lápis de cor, massinha, caneta hidrográfica e livros de colorir).

Como participar? - Mesmo quem não tem filho na rede municipal, pode colaborar. Todas as unidades escolares, bem como as creches e  a Secretaria da Educação serão postos de arrecadação. Basta levar o item a ser doado e entregar diretamente ao responsável da unidade. 

Prazo para arrecadação? - Até 17 de maio as unidades receberão as doações e mensagens de apoio para que sejam encaminhadas à região do Sul.

Premiação - Para incentivar ainda mais nossas crianças, a turma da unidade que tiver o maior número de itens arrecadados ganhará um passeio local.