LEIA A COLUNA

Projeto de lei quer dar transparência à fila de espera de pacientes de Guarujá

Proposta do vereador Fernando Peitola (PRD) será votada na sessão de hoje

07/05/2024 - terça às 02h00

Mais transparência
A Câmara de Guarujá discutirá na sessão de hoje se aprova, ou não, o Projeto de Lei 172/2023, que prevê a obrigatoriedade de a Prefeitura divulgar a lista de pacientes registrados no sistema de regulação municipal que aguardam remanejamento e vagas em ambulatórios ou hospitais para a realização de exames e cirurgias. A proposta é de autoria do vereador Fernando Peitola (PRD).

Exceções
Segundo a matéria, as listagens deverão ser divulgadas na internet pela Secretaria Municipal de Saúde e terão de respeitar a ordem de inscrição para a chamada, salvo nos procedimentos emergenciais, de urgência, de maior gravidade (atestados por laudo médico) ou quando houver decisão judicial. 

Respeito a todos
"Além de fornecer informações sobre a fila de espera, a divulgação de informações se faz necessária para trazer mais clareza ao assunto e para evitar que haja qualquer erro sistêmico que venha a prejudicar o paciente. A divulgação da lista trará ao paciente conforto e expectativa de que sua saúde está sendo priorizada", justificou o parlamentar.

Novo desafio
Professor de Educação Física aposentado da Prefeitura de Santos e ex-secretário municipal de Esportes, Ibrahim Tauil aceitou o convite da Rede e confirmou ontem a pré-candidatura a vereador. Ao longo dos últimos anos, o docente vem se destacando pela sua militância contra a crescente degradação socioambiental na Cidade e na região como integrante do Fórum da Cidadania de Santos e da Frente Ambientalista da Baixada Santista. 

Ativista ambiental
Tauil já foi representante da sociedade civil no Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista, assim como nos conselhos do Meio Ambiente de Santos e do estado de São Paulo (Consema). Ele também trabalhou como assessor parlamentar no Legislativo santista e é uma figura constante em audiências públicas promovidas pela Casa sobre assuntos ligados às questões socioambientais.

De saída
O jornalista Marcus Fernandes pediu para deixar o comando da Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) e voltará a exercer a função de assessor no gabinete da pasta. As informações constam na edição de hoje do Diário Oficial. O sucessor dele ainda não foi nomeado pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos). 

Troca de papeis
O chefe do Executivo municipal fez algumas mudanças em cargos da Semam. Sérgio Luiz Ornellas Schlicht deixou a chefia do Departamento de Parques e Defesa da Vida Animal e será substituído por Cláudio Marques Trovão. Já Leandra Alves Rosete estará à frente da Coordenadoria de Políticas Ambientais no lugar de Alessandro de Brito Zuffo. Os ex-integrantes da pasta irão trabalhar no gabinete da Secretaria das Prefeituras Regionais, onde Trovão e Leandra estavam lotados. 

Centenário
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) completou 100 anos de existência ontem. Para celebrar a data, foi realizada uma sessão solene no Memorial da América Latina, na Capital. O presidente da instituição, Renato Martins Costa, destacou o compromisso do órgão. "Acomodar-se não é opção. Manter-se atualizado tecnologicamente e acompanhar as mudanças da sociedade e da legislação, que ocorre em ritmo e volume desafiadores, são obrigações indeclináveis", ressaltou.

Reconhecimento
Durante o evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foi agraciado com o Colar do Centenário, concedido em reconhecimento pelos serviços prestados ao TCESP. O mesmo ocorreu com o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e com outros ex-chefes do Executivo paulista, como José Serra (PSDB), João Doria, Márcio França (PSB) e Rodrigo Garcia. O ex-presidente Michel Temer (MDB) e o chefe do Legislativo paulista, André do Prado (PL), também receberam essa homenagem, assim como outros nomes do Judiciário de São Paulo e do País.