Minas Gerais

Risco de rompimento de barragem pode atingir sete municípios

Moradores da Pará de Minas recebem orientação para deixar suas casas

10/01/2022 - segunda às 11h17
Com as fortes chuvas dos últimos dias, nível do Rio São João pode aumentar em mais de 60 metros - (foto: divulgação)

Moradores da cidade de Pará de Minas, que fica a 85 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais, receberam um sinal de alerta da prefeitura na noite deste domingo, dia 9, para o alto risco de rompimento de uma barragem na região.
 
Eles foram orientados a deixar suas casas nas áreas ribeirinhas abaixo da Usina Carioca, estrutura que fica no limite com o município de Conceição do Pará e, em caso de rompimento, pode atingir casas também nas cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo e Casquilho de Cima.
 
O motivo da preocupação são as fortes chuvas dos últimos dias na região, que pode aumentar o nível do Rio São João em mais de 60 metros. Com isso, pontos de apoio já foram montados para abrigar as pessoas que precisaram sair de casa e alguns ônibus disponibilizados para fazer o transporte dessas pessoas.
 
A Defesa Civil do estado disse que não houve nenhum tipo de rompimento na barragem, mas segue monitorando a situação.
 
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que bombeiros pedem para que a população se afaste das áreas próximas ao rio São João. Confira abaixo.