Forssell se coloca à disposição do PV para disputar a Prefeitura de Itanhaém
Chefe do Executivo de 2005 a 2012, o advogado não pretendia concorrer, mas mudou de ideia
26/04/2024 - sexta às 01h30Mudança de planos
Em primeira mão, o ex-vereador e prefeito de Itanhaém entre 2005 e 2012, o advogado João Carlos Forssell Neto (PV), confirmou ontem à coluna que se colocou à disposição do partido para disputar o Executivo nas eleições deste ano. Em janeiro deste ano, quando recebeu o convite para se filiar à legenda, ele havia dito que não tinha a intenção de participar do pleito ou assumir funções na Executiva da sigla.
Respeita o pai
Na visão de Forssell, três pré-candidatos a prefeito - o atual gestor municipal, Tiago Cervantes (Republicanos), Marco Aurélio Gomes (PL) e Cris Forssell (Pode - sobrinha dele) - são do mesmo grupo político. "A população está insegura em função dessa animosidade criada pelos três", justificou. Responsável por lançar o trio na política, o ex-prefeito pretende agir como um pai, ao tomar as rédeas da situação diante da "desobediência" dos filhos.
Voz das ruas
"Não posso virar as costas para o povo de Itanhaém neste momento diante dos apelos que tenho recebido. Acredito que eu seria uma opção para dar tranquilidade necessária para arrumar essa casa, que não está muito boa. Como pai político e responsável pela criação dessa equipe, tentei acalmá-los, mas isso foi infrutífero. Por esse motivo, tive que tomar essa decisão como líder, político e itanhaense para ajudar a população no que puder", justificou Forssell.
Dilema
O PV faz parte da federação Brasil da Esperança ao lado do PT e PCdoB. O grupo já tem um nome disposto a concorrer à Administração Municipal: o empresário e produtor cultural Áureo Bacelar (PT), que tem amizade de longa data com Forssell. Um deles terá de abrir mão da intenção de disputar a eleição majoritária.
União de forças
Em 2012, Marco Aurélio Gomes (que estava no PSDB na ocasião) venceu o pleito para a Prefeitura de Itanhaém, superando Marcelo Strama (PSB) por apenas 973 votos (22.013 a 21.040). Após protagonizarem a eleição mais disputada da história da Cidade, ambos estarão juntos no mesmo palanque neste ano. Os socialistas decidiram apoiar a pré-candidatura ao Executivo do ex-tucano, que hoje milita no PL. O anúncio oficial será feito hoje.
Pelo bem do povo
Na avaliação de Strama, o contexto atual exige que as lideranças da Cidade devem estar unidas. E Marco Aurélio é o nome mais preparado para encarar o desafio de governar o Município. "Já fomos adversários políticos, mas hoje, mais maduros e conscientes da necessidade de proporcionar uma qualidade de vida melhor para nossa população, tivemos o entendimento que eventuais diferenças políticas ou ideológicas não devam sobrepor a possibilidade de novas conquistas para Itanhaém", ressaltou o integrante do PSB, que é diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Em liberdade
A juíza da 5ª Vara Criminal de Guarulhos, Priscila Devechi Ferraz Lima, revogou ontem a prisão temporária do advogado e ex-diretor-secretário da Câmara de Cubatão, Áureo Tupinambá, e aplicou medidas cautelares diversas da detenção, como não comparecer ao Legislativo e não se comunicar com os investigados da Operação Munditia, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na semana passada. Os promotores de Justiça investigam um esquema de supostas fraudes em licitações de prefeituras e câmaras de diversas cidades paulistas organizado por um grupo criminoso associado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC).
Prisão desnecessária
Advogado de defesa de Tupinambá, Marcelo Cruz informou à coluna que o Ministério Público opinou pela não decretação da prisão preventiva, após analisar todos os elementos colhidos e concluir pela desnecessidade de mantê-lo detido. "Saliento que hoje (ontem) pela manhã, antes da manifestação do Ministério Público, juntamos farta documentação que demonstrou ausência de Sala de Estado Maior (prevista para advogados), falência do sistema prisional pátrio e relatórios médicos que atestam o quadro de saúde que exige cuidados", explicou.
Denunciados
O vereador de Cubatão Ricardo Queixão (PSD) e a ex-assessora especial de Políticas Estratégicas da Prefeitura de Cubatão Fabiana de Abreu Silva foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público de São Paulo pela suposta participação na organização criminosa que teria fraudado licitações em administrações municipais e parlamentos paulistas, sob influência do PCC. Mais detalhes sobre a denúncia serão divulgados pela coluna nos próximos dias.
Ação frágil
Para o advogado de defesa do parlamentar, Felipe Cassimiro, “trata-se de uma denúncia manifestamente inepta, que está em total contrariedade à legislação de regência”. A coluna não conseguiu contato com os advogados de Fabiana. O espaço segue aberto para manifestações.
A postos
Após trocar recentemente o PV pelo PSB, o presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos (Sindedif), José Maria Félix, o Félix do Sindicato, fará hoje o lançamento de sua pré-candidatura à Câmara. O evento ocorrerá a partir das 18h30, na sede da entidade, que fica na Rua Júlio Conceição, 238, Vila Mathias.
Lançamento
A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista recebe hoje, às 18 horas, o lançamento do livro 60 anos do Golpe: Gerações em Luta, que foi idealizado e organizado pelo advogado, ativista e ex-preso político Francisco Celso Calmon. A publicação reúne reflexões de 60 autores que sobreviveram à ditadura militar de 1964 a 1985. Uma delas é de José Luiz Baeta, que integra o Comitê Popular de Santos por Memória, Verdade e Justiça. A Associação Cultural José Martí da Baixada Santista está localizada na Rua Sergipe, 15, casa 2, Gonzaga, em Santos.