Praia Grande abre o Cemas no fim de semana para vacinar a população
A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
20/04/2024 - sábado às 12h00Praia Grande segue imunizando sua população todos os dias da semana. Neste sábado (20) e domingo (21), feriado de Tiradentes, o Município abre normalmente o Centro de Especialidades Médicas e Ambulatoriais (Cemas – Rua Thomé de Souza, 1313, Bairro Aviação), das 9 às 15 horas, para ofertar vacinas contra a gripe, HPV, covid-19, meningite e demais que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.
Gripe – A Campanha de Vacinação contra a Gripe no Município está imunizando todos os grupos prioritários desde seu início. São eles:
- Idosos acima de 60 anos;
- Crianças de seis meses a menores de seis anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Pessoas em situação de rua;
- Povos indígenas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade;
- Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
A dose da vacina contra a influenza é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe: H1N1, H3N2 e a influenza B, da linhagem Victoria. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.
Documentação – Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. As gestantes deverão apresentar a carteira de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas precisarão mostrar a declaração do nascimento da criança ou documento do hospital onde ocorreu o parto. Pessoas com doenças crônicas deverão apresentar laudo ou receita que comprove a condição de saúde.
Para ter acesso ao imunizante, o professor precisará exibir documento que comprove sua vinculação ativa no cargo. Os profissionais de saúde deverão mostrar documento do conselho de classe (se houver) ou comprovante que vincula o trabalhador com a instituição de saúde (declaração do empregador, carteira de trabalho ou holerite, por exemplo).
HPV – Também segue disponível a vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Esta vacina está sendo realizada em dose única, conforme orientação recente adotada pelo Ministério da Saúde e incorporada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O principal objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. A vacina contra o HPV é a principal forma de prevenção ao câncer de colo de útero.
Covid-19 – Para 2024, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra a covid-19 no calendário anual de vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Compõem o esquema vacinal deste grupo três doses do imunizante.
Nos demais públicos, a recomendação atual é priorizar os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da covid-19. As pessoas acima de 60 anos, imunocomprometidas e gestantes e puérperas são indicadas a receber duas doses anuais.
Já os grupos prioritários devem receber uma dose anual. São eles: pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com comorbidades, indivíduos com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.
Outras vacinas – Também estarão disponíveis os imunizantes correspondentes ao calendário anual de vacinação, como poliomielite, sarampo, hepatite, entre outras. A vacina contra a meningite é oferecida atualmente para crianças menores de 5 anos. A meningocócica ACWY, por sua vez, está disponível para quem tem de 11 a 14 anos.
Usafas – A vacinação retorna normalmente para as Unidades de Saúde da Família (Usafas) na segunda-feira (22).