Adriana Machado renuncia ao cargo de vice-prefeita de Guarujá
Médica é servidora municipal e está rompida com o chefe do Executivo Válter Suman (PSDB)
10/04/2024 - quarta às 01h45Adeus
A médica Adriana Machado (PSD) renunciou ao cargo de vice-prefeita de Guarujá. Esse pedido foi protocolado ontem na Câmara. Servidora pública concursada, ela voltará a dar expediente em alguma unidade de saúde da rede municipal e tem a pretensão de concorrer a uma vaga no Legislativo nas eleições deste ano. "Sou grata a todos que confiam em mim e me encorajaram diariamente a seguir na política", afirmou.
Medida de segurança
Se Adriana viesse a assumir a função de chefe do Executivo por qualquer motivo nos últimos seis meses antes das eleições, ela estaria impedida de concorrer a qualquer cargo eletivo no pleito deste ano.
Divergências
A médica está rompida politicamente com o prefeito Válter Suman (PSDB), desde 2022, quando ela assumiu pela segunda vez, por cerca de três meses, o comando do Município. "Nunca deixei de expressar minha opinião sobre qualquer fato que julgava errado, embora isso, muitas vezes, foi malvisto por alguns", justificou.
Contexto
Em março daquele ano, o gestor foi afastado do cargo por uma determinação judicial. Ele foi um dos alvos da Operação Nácar-19, da Polícia Federal, que apura o suposto desvio de recursos públicos da área da saúde e fraudes cometidas em licitações para beneficiar agentes políticos, empresas e uma organização social (OS).
Novo titular
O advogado Elias Francisco da Silva Junior aceitou o convite do prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos), para comandar a Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Emprego. Ele assumirá hoje a pasta, que vinha sendo ocupada pelo vereador licenciado Bruno Orlandi (PSD).
Papel estratégico
O novo representante da Administração Municipal é diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e terá um papel importante na consolidação do conceito de Porto-Indústria na Cidade, com uma Zona de Processamento Exportação (ZPE) na Área Continental. Elias também atua como diretor de Relações Institucionais do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) de Santos. Ele presidiu a instituição por duas gestões (de 2016 a 2020).
Prestação de contas
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Santos receberá hoje, às 19 horas, a audiência pública sobre a prestação de contas da Capep-Saúde referente ao terceiro quadrimestre de 2023. A atividade ocorrerá na sede do Legislativo e poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Câmara, YouTube e Facebook.
Saindo dos bastidores
Ex-assessor parlamentar do ex-vereador santista e ex-deputado estadual Professor Kenny (PP), Fábio Cezar se filiou recentemente ao DC para concorrer a uma das vagas do Parlamento de Mongaguá. Essa cidade do Litoral Sul possui 13 cadeiras no Legislativo.
Inspiração
Cezar quer aproveitar todo o conhecimento e experiência acumulados em campanhas eleitorais e no trabalho ao lado de Kenny, desde 2012, para conquistar o coração e a mente dos eleitores do Município. "Continuo acreditando no legado de uma política limpa, moderna e com ideias inovadoras", destacou.
Luto
O ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cubatão Armando Campinas Reis morreu, na manhã de ontem, aos 83 anos. Considerado uma importante liderança política da Cidade desde a década de 1970, ele deixou a esposa, três filhos e netos. O sepultamento ocorreu horas depois no cemitério municipal. O atual chefe do Executivo, Ademário Oliveira (PSDB), decretou luto oficial de três dias na Cidade.
Experiência de sobra
Empresário e advogado, Reis esteve no comando do Legislativo durante três biênios (1979-1980, 1981-1982 e 1987-1988). Além disso, foi vice-prefeito entre 1989 e 1992, quando a Cidade era governada por Nei Serra. Durante a gestão de Oliveira, o ex-vereador atuou como assessor especial do chefe do Executivo.