LEIA A COLUNA

Republicanos deverá ter mais  um prefeito na Baixada Santista

Eleito pelo PSDB em 2020 e filiado ao PSD desde maio de 2023, o chefe do Executivo de Itanhaém, Tiago Cervantes, está próximo de mudar de sigla para disputar a reeleição

04/04/2024 - quinta às 01h45

Surpresas de última hora
A data-limite para alguém concorrer a cargos públicos nas eleições deste ano termina neste sábado. As negociações e conversas nos bastidores estão intensas em várias cidades da Baixada Santista e alguns movimentos de última hora podem surgir, como em Itanhaém. Conforme apurado pela coluna, o prefeito Tiago Cervantes, tem uma conversa avançada para disputar a reeleição pelo Republicanos. 

Terceiro partido
Eleito em 2020 pelo PSDB, o atual chefe do Executivo deixou o ninho tucano em dezembro de 2022. Cinco meses depois, ele aceitou o convite do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para fazer parte da agremiação. Nas últimas horas, ganhou força a possibilidade de o gestor mudar para o Republicanos, que já tem mais dois prefeitos na região: Márcio Cabeça (Mongaguá) e Rogério Santos (Santos). 

Fortes sinais
A assessoria de Cervantes não confirma a mudança de partido, mas há sinais de que esse movimento deverá ser concretizado. No início do mês passado, o vereador Henrique Garzon havia trocado o Podemos pelo Republicanos, pois tinha a intenção de concorrer ao Executivo. O parlamentar confirmou à coluna ontem que saiu do partido e deverá ingressar hoje no Mobiliza (antigo PMN) para disputar a Prefeitura.

Apoio definido
Na manhã de ontem, o presidente do diretório estadual do Novo, Ricardo Alves, confirmou que a legenda vai apoiar o prefeito santista Rogério Santos (Republicanos) nas eleições deste ano. "O Novo acredita na construção de uma Santos cada vez mais comprometida com os princípios que sempre nortearam o partido, com incentivo ao empreendedorismo e estímulo à participação dos cidadãos na política", destacou o dirigente.

Nova casa
Dois importantes nomes do PP confirmaram ontem a mudança para o Novo: a vereadora Audrey Kleys e o médico Adriano Catapreta. A primeira estava licenciada do Legislativo para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Social e o segundo, à frente da pasta da Saúde. A filiação deles e de outros nomes ocorrerá hoje, a partir das 19h30, no Juicyhub, que fica na Avenida Ana Costa, 433, 4º andar - Torre B, Gonzaga.

Mais baixas
Os vereadores Marcos Libório, que saiu do PSB, e Bruno Orlandi (PSD) deixaram o comando da secretaria de Meio Ambiente e de Assuntos Portuários e Emprego, respectivamente. A vice-prefeita Renata Bravo também foi exonerada da pasta da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos. O trio tem a pretensão de concorrer ao Legislativo.

Sem inventar
O prefeito já definiu os novos titulares dessas pastas, com exceção daquelas que vinham sendo lideradas por Renata e Orlandi. O chefe do Executivo fez o simples ao promover os secretários adjuntos de cada área: Denis Valejo Carvalho (Saúde), Humberto Martinez de Souza (Desenvolvimento Social) e Marcus Neves Fernandes (Meio Ambiente). 

Retorno à Câmara
O secretário de Governo de Cubatão, Cesar Nascimento (PSD), sairá amanhã do cargo e reassumirá a cadeira como vereador. Ele disputará a Prefeitura neste ano e contará com o apoio do atual gestor municipal, Ademário Oliveira (PSDB). 

Mudanças na gestão
Dois nomes do PSD querem concorrer ao Parlamento e, por esse motivo, não ocupam mais cargos da Administração Municipal: Pedro de Sá Filho (secretário de Segurança Pública e Cidadania) e Guilherme Amaral (adjunto de Educação). A dupla foi substituída por Adenilson Amorim e Mário Torres, respectivamente. O comando da pasta de Assistência Social passou das mãos de Sebastião Ribeiro Zumbi para as de Wesley Freitas.