LEIA A COLUNA

Pedro Gouvêa poderá disputar a Prefeitura de São Vicente pelo PT

Essa possibilidade ganhou força nos últimos dias. Decisão será tomada até amanhã

03/04/2024 - quarta às 02h00

Recalculando a rota 
Após ser dada como certa a filiação ao PV, a possibilidade de o ex-prefeito de São Vicente Pedro Gouvêa ingressar no PT para disputar o Executivo neste ano ganhou força nos últimos dias. Essa definição será tomada até amanhã e passa por uma construção nacional e estadual dentro da federação Brasil da Esperança, formada pelo PCdoB, PT e PV.

Ganhando corpo
A pré-candidatura de Gouvêa, que comandou a Cidade de 2017 a 2020, já tem o apoio de mais dois partidos: Agir (antigo PTC) e Mobiliza (ex-PMN). Conforme apurado pela coluna, o PRD (fruto da fusão entre PTB e Patriota) também tem uma conversa bem adiantada para integrar essa aliança em torno do nome do ex-gestor municipal com passagens pelo PSB e MDB. 

Crítica ao gestor
O prefeito Kayo Amado (Pode) tem como marca registrada a utilização da imagem de um coração. Diante disso, os integrantes desse grupo de oposição confeccionaram camisetas brancas que trazem os dizeres "São Vicente makyada" e "#chega de maquiagem", com a imagem de um coração rachado ao fundo. 

Hora de dar tchau
O jornalista Moyses Fernandes deixou a presidência do PV de Santos e pediu desfiliação do partido. O mesmo ocorreu com outros nomes da legenda que faziam parte do núcleo ambiental, devido ao incômodo com a falta de diálogo na federação Brasil da Esperança para a construção de uma verdadeira unidade em prol dos santistas e, em especial, em defesa das questões ambientais.

Foco ambiental
Esse grupo decidiu migrar para o PSB por ser um partido com viés progressista e pela possibilidade de implantação de um núcleo ambiental para debater melhor as questões ambientais relacionadas ao Município e à Baixada Santista. "Hoje temos pautas importantes, como os canais, balneabilidade das praias, instalação da incineradora de lixo, navio bomba entre outras questões. Tivemos uma excelente aceitação da criação do núcleo ambiental pelas lideranças do partido", destacou o ex-dirigente municipal dos verdes.

Time reforçado
Fernandes decidiu sair candidato a vereador pelo PSB nas eleições deste ano. Esse mesmo caminho será seguido por outros dois nomes que estavam no PV: a professora Selma Constantino e o presidente do Sindicato dos Empregados em Edifícios de Santos, José Maria Félix. 

Reivindicação legítima
A Câmara de Santos aprovou ontem a moção de apoio para que o futuro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, anunciado pelo Ministério da Educação para o Município, seja instalado na Zona Noroeste. Essa região possui cerca de 120 mil habitantes e tem uma população maior do que 570 cidades paulistas. A iniciativa partiu da vereadora Telma de Souza (PT).

Efeitos positivos
A parlamentar petista destacou que a instalação dessa unidade ofertará cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, licenciaturas e graduações tecnológicas, beneficiando uma importante região de Santos. "A Zona Noroeste, que é tão carente de serviços, vai se beneficiar de uma instituição que alavancará o seu desenvolvimento e colaborará com a autoestima de seus habitantes, tamanho o orgulho que um campus desse gênero trará aos seus moradores", afirmou. 

Confiança total
A advogada e ex-vereadora de Praia Grande Janaina Ballaris tentará retornar ao Legislativo nas eleições municipais deste ano. Ela recebeu vários convites, mas optou em permanecer no União Brasil. "A política é uma ciência que se faz com história. Vamos conversar com as pessoas e levar uma proposta ousada e desafiadora de fiscalização do dinheiro público", destacou.

Saindo de cena
Marido de Janaina, o parlamentar Whelliton Silva optou em permanecer no PL e não vai tentar um novo mandato no Parlamento municipal. Ele voltará a atuar nos bastidores e assumirá a responsabilidade de coordenar a campanha da esposa.