Santos recebe hoje audiência pública para discutir novo contrato da Sabesp
Evento organizado pelo Governo do Estado ocorrerá hoje, às 14 horas, na Associação Comercial. Essa discussão também será realizada em Registro, na próxima quinta-feira
26/02/2024 - segunda às 01h10Consulta pública
O Governo de São Paulo abriu consulta pública para discutir o novo contrato de concessão da Sabesp, que vai entrar em vigor após a privatização da empresa. As contribuições podem ser feitas, até o dia 15 de março, pelo seguinte site: semil.sp.gov.br/desestatizacaosabesp/.
Debates regionais
Além disso, serão realizadas oito audiências públicas para discutir essa questão, sendo uma virtual e sete presenciais. A reunião de Santos será realizada hoje, a partir das 14 horas, na Associação Comercial de Santos (ACS), que fica na Rua XV de Novembro, 137, Centro. Esse debate também será feito em Registro, na próxima quinta-feira, às 14 horas, na Avenida Wild José de Souza, 456, Vila Tupy.
Alerta
Na última quinta-feira, a Diretoria do Sindicato dos Urbanitários (Sintius) conversou com diversos vereadores de Santos, na Sala Princesa Isabel e na Câmara, para alertá-los sobre os prejuízos que poderão ser causados ao Município e à população, caso a Sabesp seja privatizada. Má qualidade na prestação de serviços, majoração excessiva das tarifas e não realização dos investimentos programados são alguns dos problemas frequentes nas experiências nacionais e internacionais de privatização na área de saneamento, segundo a entidade de trabalhadores.
Quase lá
Na última semana, a Executiva do PT esteve reunida com representantes do PSOL e do PDT para tratar das eleições municipais. Conforme antecipado pela coluna no dia 24 do mês passado, PSOL e PT deverão estar juntos na mesma coligação pela primeira vez em Santos. Os representantes das siglas definiram uma agenda de conversas para selar esse acordo.
Condição
O PSOL deixou claro que pretende abrir mão de disputar pela primeira vez o Palácio José Bonifácio, desde que a candidata do grupo seja a vereadora e ex-prefeita Telma de Souza (PT). Quem também pretende concorrer ao Executivo é o jornalista Moysés Fernandes (PV). PCdoB, PT e PV formam a federação Brasil da Esperança e somente podem lançar um nome para a disputa.
Alternativa
Fernandes explicou à coluna que segue como pré-candidato a prefeito e destacou que a renovação é importante na política. Na avaliação dele, os verdes têm um projeto para se relacionar com diferentes segmentos da sociedade santista e para o Município, que busca o equilíbrio do poder econômico, justiça social e a preocupação ambiental.
Sem acordo
Realizada na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa, a convenção estadual do PSDB aprovou a nova composição do diretório paulista, mas o novo presidente da sigla somente será definido no próximo domingo. Não houve consenso em relação ao nome do ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. Quem estaria de olho nessa vaga é o prefeito de Santo André, Paulo Serra.
Pluralidade
Rosana Valle (PL) e outros 106 deputados federais participaram, na tarde de ontem, do ato na Avenida Paulista, na capital paulista, em apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A maioria dos parlamentares pertence ao PL, mas alguns deles estão em partidos que fazem parte da base do Governo Lula, como União Brasil, Republicanos, PSD e MDB.
Exceção
Entre os deputados estaduais que integram a bancada da Baixada Santista, somente Paulo Mansur (PL) divulgou imagens comprovando que esteve no local ao lado da multidão e de outros integrantes da classe política. Vários ônibus com apoiadores de Bolsonaro partiram da Baixada Santista e do Vale do Ribeira rumo a São Paulo.