SANTOS

Projeto vai formar jovens multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

O objetivo é capacitá-los para a criação de uma proposta que traga impacto local e envolva, pelo menos, um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As inscrições vão até 1º de março.

18/02/2024 - domingo às 00h01
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU - PMS

Já estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores do Clima destinado a jovens santistas de 18 a 25 anos. O lançamento do projeto ocorreu nesta quinta-feira (15), no Paço Municipal. 

O objetivo é capacitá-los para a criação de uma proposta que traga impacto local e envolva, pelo menos, um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). As inscrições vão até 1º de março. Quem quiser participar deve preencher o formulário pelo link (https://forms.gle/vHh6mTBoVtsz7UvBA). Os selecionados devem ser conhecidos no dia 4 de março.

"O projeto, inédito no País, surgiu inspirado nos modelos de programas com participação de jovens, como o Câmara Jovem, mas aliado à pauta de sustentabilidade. A ideia é formar jovens que sejam formadores e multiplicadores do que é esse processo de discussão da Agenda 2030", diz o pesquisador da FGV e representante do Conselho Jovem da Unesco, Ergon Cugler.  

A vice-prefeita e secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, ressaltou, em seu discurso,  o quanto o Município vem atuando há tempos na Agenda 2030 e se mantendo na vanguarda. 

"É uma sementinha que foi plantada lá atrás, quando o prefeito deu a devida importância de se organizar enquanto governo e chamar todas as secretarias para fazer a pontuação da ação de cada uma delas dentro dos ODS. Esse trabalho nos proporcionou levar tudo isso para a sociedade civil e hoje chegar nessa parceria com o público jovem para que façam a verdadeira transformação na sociedade".

FORMAÇÕES

Nessa primeira edição, serão selecionados 30 jovens. Eles receberão formações gratuitas com especialistas em Desenvolvimento Sustentável, Cultura Oceânica e Ação pelo Clima. Serão 17 capacitações relacionadas aos ODS, mudança climática, ESG e também sobre outros temas como empreendedorismo, por exemplo. 

Depois, cada participante terá que elaborar um projeto de ordem prática de impacto social na sua comunidade, explica o chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Fábio Tatsubô. "Cada jovem vai ter um projeto incubado no Parque Tecnológico e a mentoria dos rotaracts. Então, no final, a gente vai ter frutos das ações que esses jovens vão realizar junto com a gente".

As capacitações acontecerão de forma presencial, todos os sábados, a partir do dia 9 de março. A abertura está prevista para o Summit Santos e, na sequência, serão realizadas na Associação Comercial de Santos (ACS). "São os jovens trabalhando junto com a prefeitura e o Movimento ODS para fazermos as mudanças que a gente tanto precisa. E eles vão sair dessas capacitações com um olhar diferente", diz Tatsubô. 

EMBAIXADORES

Ao final das etapas, eles serão nomeados 'Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030' e a ideia é que se tornem multiplicadores da Agenda 2030 e mentores para as próximas turmas.

"A ideia é pensar em como a gente capacita a próxima geração, que será de políticos, empresários, líderes, pais e mães de família, e vai ocupar espaços na sociedade. Então precisam ter uma bagagem, uma visão da sustentabilidade, dos ODS, da Agenda 2030", acrescenta Ergon.

Presente no evento, o secretário de Meio Ambiente, Marcus Libório, destacou a importância do projeto para reforçar as ações do Município. "Estamos formando jovens embaixadores pelo clima, que é uma cultura de responsabilidade que temos formada em Santos. É uma multiplicação daquilo que a gente tem aplicado no nosso plano de governo, que são os ODS. Eles ampliam as nossas fronteiras culturais e é Santos, mais uma vez, semeando conhecimento no mundo".

INSCRITOS

Mestrando em Direito Internacional, Gabriel Leite Carvalho, 23 anos, acompanhou o lançamento do programa e está planejando ser um dos primeiros inscritos. Ele conta que questões de sustentabilidade e sociais sempre estiveram ligadas à sua família. 

"A minha já trabalha com projeto de reciclagem de lacres para troca de cadeiras de rodas e faço parte de um Comitê de Diversidade. Estou dentro de um contexto que sempre me inspirou muito a participar e ver um projeto que chama os jovens para serem protagonistas da mudança me influencia e me incentiva a fazer parte para ajudar nessa mudança".

Quem se inscrever precisara preencher  um questionário com informações pessoais e sociodemográficas, além de gravar um vídeo ou escrever uma breve redação com o tema 'Como eu posso contribuir para mudar o mundo?'.

"O jovem tem a opção de escolher de que forma vai se expressar para fazer a inscrição, que pode ser um vídeo de dois minutos ou uma redação de 300 palavras, colocando o seu sentimento em relação a como vai resgatar o mundo nesse momento. Nosso objetivo é capacitá-los em relação a esse tema específico das mudanças climáticas, fazendo com que essa formação seja contínua. Então, essa será só a primeira turma, não vamos parar por aí", informa a coordenadora de sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro. 

São parceiros no projeto o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Santos (ACS), Capítulos da Ordem DeMolay, Instituto Devir Educom, Politize!, clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Conselho Municipal da Juventude e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).