Conheça o que pensa e os planos de Farid Madi para Guarujá
Prefeito durante a gestão de 2005 a 2008, ele lidera a intenção de voto para a Prefeitura, segundo a mais recente pesquisa do Instituto Badra
05/02/2024 - segunda às 00h01Portal BS9: Por que o Sr. deseja ser prefeito de Guarujá?
Farid Madi: Sou do Guarujá, de Vicente de Carvalho. Sou marido, pai e já avô. Fui prefeito, sei o que precisa ser feito e, após esses anos, muito mais experiente e maduro, sei como fazer. Estou preparado para, junto a nossa gente trabalhadora, levar o Guarujá de volta ao posto de pérola do Atlântico, lugar admirado e muito melhor para se viver. Meu desejo é ajudar as pessoas a terem uma vida melhor, com segurança e saúde de qualidade.
BS9: Imaginando que o Sr. será eleito prefeito de Guarujá, qual será a primeira medida que o Sr. irá adotar ao chefiar o Executivo Municipal?
Farid: Na minha gestão, vamos começar de imediato, sem perder um dia sequer, com um plano de ação de 100 dias de trabalho, já resolvendo os problemas urgente da cidade garantindo os investimentos emergenciais. Assim fizemos na primeira gestão, que teve grande aprovação da população. Por isso estou todos os dias, desde já, ouvindo a população, dialogando bastante com a sociedade e entendendo as demandas mais importantes. E reforçando: meu trabalho sempre será para ajudar as pessoas, melhorar a vida de quem vive aqui e cuidar de Guarujá. Isso é prioridade.
BS9: Na sua opinião, qual o principal problema enfrentado hoje pelo município de Guarujá e que compromete a qualidade de vida do morador da cidade?
Farid: São vários os problemas. Temos segurança, saúde e educação, por exemplo. É preciso investir mais em monitoramento com câmeras de segurança, reestruturar a área da saúde e buscar melhorias contínuas para a área da educação. Quando fui prefeito, criamos um novo hospital, que infelizmente não teve continuidade. Construímos novas escolas e atuei muito para fortalecer a segurança da nossa cidade. Cuidando desses problemas principais, que é responsabilidade da administração pública, sei que vamos melhorar a qualidade de vida das pessoas.
BS9: O Sr. poderia dizer quais as três principais ações e/ou programas que pretende desenvolver caso venha a se tornar prefeito de Guarujá?
Farid: Todas as ações estão sendo planejadas ao longo deste ano. Ainda estamos em janeiro, e meu foco neste momento é entender os problemas das pessoas e, analisar todo Guarujá, para juntos estruturarmos as ações. Meu plano de governo está sendo amplamente discutido com cada setor, cada segmento da sociedade, para que possamos, no momento adequado e permitido pela lei, apresentá-lo à população do Guarujá.
BS9: O Sr. já tem definido o nome do candidato a vice-prefeito(a) em sua chapa? Quem é ele(a)?
Farid: Estamos conversando com possíveis nomes. Estou procurando alguém que esteja alinhado com a ideia de um Guarujá melhor, de uma política voltada para nossa população, e dialogar nesse momento é muito importante. Não é algo que se faz sozinho. Assim que tivermos decidido, certeza que iremos anunciar a todos.
BS9: Em termos políticos e também de gestão pública, que qualidades o Sr. acredita possuir que o diferencia dos demais pré-candidatos?
Farid: No meu governo, fizemos muito pela população, e fico feliz de ser lembrado por isso até hoje. Olhar para Guarujá e Vicente de Carvalho como um todo, com certeza foi um diferencial da minha gestão. Tínhamos investimentos em todas as áreas. Cuidamos da segurança e do social, do turismo e do esporte, do lazer e do saneamento, geração de emprego e moradia para quem mais precisava. Deixamos um legado da minha gestão através de um olhar amplo para nossa cidade.
Esse é um diferencial que posso destacar.
BS9: O Sr. está satisfeito com a gestão do Governador Tarcísio de Freitas à frente do Governo do Estado de São Paulo? E do Presidente Lula, à frente da Presidência da República?
Farid: Tanto o governador quanto o presidente da república estão trabalhando dentro de suas bandeiras de campanha. Ainda é cedo para avaliar, como tenho experiência em gestão, sei que o segundo ano de governo permite mais entregas, por isso estou acompanhando e esperando coisas boas para nossa região, tanto do governo estadual como do federal.
BS9: O Sr. aprova ou reprova o desempenho do atual prefeito de Guarujá, Valter Suman, à frente do Executivo Municipal?
Farid: Desaprovo, assim como a maioria das pessoas. Basta conversar com o cidadão para ver como ele está descontente. A certeza é que a administração municipal precisa mudar e ser diferente.
BS9: O Sr. assume o compromisso de, caso eleito, ampliar os recursos orçamentários destinados às áreas do Turismo, do Esporte e da Cultura, já no seu segundo ano de Governo?
Farid: Sim. E todos esses pontos têm relação direta com a segurança pública. O esporte e o lazer são a melhor forma, aliados à educação, de fortalecer a segurança, mostrando alternativa aos jovens frente à criminalidade. Além disso, o turismo, quando garante segurança aos visitantes e veranistas, movimenta nossa economia local, gerando emprego, trabalho e renda para o povo do Guarujá.
Precisamos de mais investimentos no esporte, mais eventos e mais fomento à cultura na nossa cidade. Na minha gestão, investimos muito em esporte, lazer e cultura, e isso melhorou o índice de empregos, ajudou nas questões sociais e fez a cidade se desenvolver.
BS9: Como melhorar o desempenho das áreas da Saúde e da Segurança no município de Guarujá?
Farid: Com políticas públicas eficazes e não com ações para enxugar gelo.
Na saúde, precisamos melhorar o atendimento ao cidadão, diminuir filas de exames e cirurgias. Precisamos cuidar de quem está na ponta, que são os médicos, enfermeiros e profissionais que cuidam das unidades, dando condições melhores de trabalho, para que eles atendam melhor os usuários das unidades de saúde. As pessoas precisam de melhor atendimento e os profissionais de boas condições de trabalho.
Já na área de segurança, investir cada vez mais na guarda, voltar com a central de monitoramento, reforçar as parcerias com as polícias militar e civil e fazer um trabalho de inteligência. Precisamos ampliar a Operação Delegada e reforçar o policiamento também fora das temporadas. Vamos pensar e criar ações que tirem os jovens da rua e ofereçam mais oportunidades de aprendizado e futuro. Temos que pensar na segurança e no social.
Leia amanhã, dia 06, a entrevista com Raphael Vitiello, pré-candidato à Prefeitura de Guarujá