MAIS SEGURANÇA

Centro Operacional de Cubatão é inaugurado garantindo mais segurança à população

O COC desempenha um papel crucial em ações de força-tarefa e na elaboração de estratégias para gestão de crises, contando também com uma sala de reuniões integrada para a facilitação do trabalho

19/12/2023 - terça às 11h44
Equipamento abriga central de monitoramento por câmeras - Divulgação

Marco importante na história da segurança da cidade de Cubatão, o Centro Operacional de Cubatão (COC) foi inaugurado no prédio da Guarda Civil Municipal. O Centro também abriga a primeira central de monitoramento por câmeras da cidade, que contam com 230 câmeras de alta resolução operando nos pontos das principais da cidade, entre eles, o Pier do Jardim Casqueiro.

Segundo o prefeito Ademário Oliveira, destaca-se a robustez e ainteligência do sistema, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que representa um avanço significativo na segurança, visando inibir a criminalidade e na colaboração com as autoridades policiais. Ainda há uma nova licitação para adquirir mais 1.000 câmeras, o que acabará ampliando a cobertura por todo o município.

O COC desempenha um papel crucial em ações de força-tarefa e na elaboração de estratégias para gestão de crises, contando também com uma sala de reuniões integrada para a facilitação do trabalho.

Para César Nascimento, secretário do Governo, em nota, o COC é uma ferramenta importante para a colaboração em ações integradas e com as imagens compartilhadas entre diversos órgãos e projetos, como Ecovias, Companhia Municipal de Trânsito, através do projeto "Segurança Solidária".

O projeto ainda inclui softwares que aprimoram a prevenção e o policiamento ostensivo, podendo também identificar placas de veículos e interligando-se ao banco de dados da polícia. Pedro de Sá, secretário de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão, destaca o formato que permite um único GCM acompanhar simultaneamente diversos espaços públicos, assim aumentando a eficácia do policiamento sobre situações suspeitas.

Com investimento de R$ 3 milhões, o COC é um salto na segurança pública da cidade, sendo uma ferramenta excelente para monitoramento do trânsito e repressão ao crime, com imagens que podem ser armazenadas, servindo como evidência em processos de investigação.