Balanço 2023: Reforço no efetivo da GCM e forças-tarefas são destaques da segurança
Destaque também para as Forças-tarefas sociais que aconteceram juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Seas), com foco nas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, contando também com equipes da GCM, e das polícias Militar
19/12/2023 - terça às 00h01O reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande está entre os destaques da área de segurança pública no ano de 2023. Forças-tarefas, novas viaturas, capacitações e a entrega das obras de reforma de uma das maiores delegacias da Cidade completam a lista das principais ações nesta área.
Graças ao concurso público que foi concluído este ano, o efetivo da corporação passou a contar com mais de 500 integrantes, refletindo diretamente na segurança de moradores e turistas. Como o concurso ainda estava em vigência e, das 170 vagas disponíveis, 145 foram preenchidas, a Administração Municipal convocou mais 20 candidatos aprovados na primeira fase do concurso para realizarem o curso de formação, que teve início ainda em outubro.
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande fecha o ano de 2023 com um efetivo de 513 integrantes, sendo 74 mulheres e 439 homens.
A frota da GCM foi renovada com a entrega de 58 novas modernas viaturas, como 25 Jeep Renegades que são usados para o patrulhamento pela Cidade. Os veículos seguem a tendência das principais forças de segurança do País, levando em consideração fatores como desempenho dos veículos, aumento da sensação de segurança e saúde dos servidores que conduzem as viaturas.
O ano foi marcado também pelas forças-tarefas. Entre janeiro e outubro, foram 1.221 ações envolvendo a GCM, Polícia Militar e secretarias de Trânsito, de Urbanismo e Meio Ambiente com o objetivo de manter a ordem na Cidade e, consequentemente coibir delitos como roubos e furtos, além de coibir irregularidades como a perturbação do sossego.
Destaque também para as Forças-tarefas sociais que aconteceram juntamente com a Secretaria de Assistência Social (Seas), com foco nas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, contando também com equipes da GCM, e das polícias Militar e Civil.
Para que tudo isso funcione como o previsto, as capacitações do efetivo são fundamentais e ocorrem com frequência, entre eles a capacitação do projeto Guardiã Maria da Penha para que os guardas atuem na proteção de mulheres em situação de violência. Além disso, os guardas passam pelo Estágio de Qualificação Profissional Anual, requisito obrigatório para que seja renovado o convênio com a Polícia Federal, que autoriza o uso de arma de fogo à GCM de Praia Grande, inclusive aos novos guardas aprovados.
O Setor Ambiental (Sepam), composto pelos grupamentos de Guarda Ambiental e de Guarda Costeira também desempenharam importante papel durante o ano de 2023, conforme os dados de janeiro a outubro. A Guarda Ambiental realizou 366 patrulhamentos preventivos, 84 ações de monitoramento e mapeamento com drone e 136 resgates de animais silvestres. Já por parte da Guarda Costeira, chamam a atenção os números de embarcações fiscalizadas (1.155) e de ações de proteção da orla marítima (1.550).
Por fim, foi entregue a reforma do 1º DP da Cidade, localizada no Bairro Tupi, dando melhores condições de atendimento das ocorrências à população e melhores condições de trabalho aos policiais que trabalham no local.
A Coordenadoria de Defesa Civil, que é subordinada à Secretaria de Assuntos de Segurança, também desenvolveu importante trabalho ao longo do ano com campanhas preventivas sobre os perigos dos raios, acompanhamento dos índices pluviométricos e adoção de medidas contra inundações e deslizamentos.
Para o secretário de Assuntos de Segurança, Marcos Roberto Barbosa Craveiro, o ano foi de muito trabalho e muito resultado. “Acompanhamos os índices e estamos atentos às demandas da população. Nossa GCM é referência e realiza um trabalho de excelência graças aos constantes investimentos feitos pela Administração Municipal”.