"LIMPEZA"

Vídeo mostra limpeza e remoção de barracos na lateral do viaduto em São Vicente

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informa que no momento em que as máquinas estavam trabalhando, não havia pessoas em situação de rua no local, assim como pertences pessoais ou roupas

18/12/2023 - segunda às 10h30
Além de muita sujeira, é de conhecimento público que naquele local há muitas habitações irregulares (barracos) de pessoas em situação de rua - Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo publicado nas redes sociais do vereador Thiago Peretto (PL), de São Vicente, na terça-feira, 12, mostra uma retroescavadeira fazendo a limpeza da lateral do viaduto da Vila Margarida. Nas imagens é visivel ver um caminhão com intulho. 

Além de muita sujeira, é de conhecimento público que naquele local há muitas habitações irregulares (barracos) de pessoas em situação de rua. 

A Reportagem do BS9 entrou em contato com o vereador, porém até o momento da publicação da reportagem não houve retorno da parte. 

O Ministério Público Federal (MPF) e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) foram acionados para averiguar se houve violação de Direitos Humanos, e afirmou que apura os fatos, porém não há prazo definido para o cumprimento das novas etapas. 

Por meio de nota, a Prefeitura de São Vicente informa que no momento em que as máquinas estavam trabalhando, não havia pessoas em situação de rua no local, assim como pertences pessoais ou roupas.

A Administração Municipal ainda informa, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), que as ações de limpeza de abrigos irregulares ocorrem junto a uma força-tarefa composta pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Defesa e Organização Social (Sedos). Em conjunto, as equipes atendem as demandas acolhendo as pessoas em situação de vulnerabilidade social, oferecendo acolhimento e encaminhamento para os serviços oferecidos pela Prefeitura, para, posteriormente, serem efetuados os serviços de limpeza.

A Prefeitura afirma que todas essas ações são realizadas dentro das normas estabelecidas, com planejamento e integração entre as forças de defesa e segurança, buscando combater ocupações irregulares, acúmulo de resíduos e demais irregularidades.

Ainda em nota a administração cita que nenhum pertence pessoal foi retirado. Os moradores em situação de rua são orientados para o encaminhamento ao Centro Pop, que oferece alimentação e higiene diariamente. As ações conjuntas retiram, apenas, materiais utilizados para a instalação de 'cabanas'.

Este espaço está em estudo para a viabilização de abertura de uma rua ou canalização. Porém, como se trata de uma área de domínio da Ecovias, o Município segue em tratativa com a mesma para ações efetivas.

A Administração Municipal salienta que a adesão a abrigos por parte das pessoas em situação de rua é espontânea. A Prefeitura segue promovendo ações intersecretariais, contando apoio das polícias Militar (PM) e Ambiental (PAmb).