Cineasta santista concorre ao Emmy Awards na categoria de melhor documentário
Gabriela Ono, vem sendo destaque em Hollywood, em um dos seus primeiros trabalhos na terra do 'Tio Sam', a cineasta teve o seu documentário 'My Transparent Life' indicado ao Emmy
14/08/2023 - segunda às 12h00A cineasta santista, Gabriela Ono, vem se destacando no mundo de Hollywood, nos Estados Unidos. O seu documentário 'My Transparent Life' foi indicado ao Emmy de 2023, na categoria de Melhor Documentário ou Especial de Não-Ficção, a premiação, é considerada o 'oscar das séries', e está entre os quatro maiores prêmios de entreternimento norte-americano.
Durante a sua infância, seu destino favorito eram as locadoras da região. Aos 11 anos começou a editar vídeos caseiros, como viagens da sua família, mas foi na época do Ensino Médio que Gabriela começou a cogitar por seguir no caminho do audiovisual.
"E depois no ensino médio eu tive um professor de literatura que em vez de pedir resenhas de livros, ele queria que a gente criasse um curta explicando a história. Então a paixão por fazer cinema, foi crescendo" enfatizou a cineasta.
Após o colégio, Gabriela Ono começou a estudar no Centro Universitário Senac Santo Amaro, na Capital. Seguiu para um mestrado fora do Brasil, saindo de 'SP' e indo direto para Los Angeles, para cursar Produção de Cinema e Tv. Porém no meio da faculdade Gabriela teve a oportunidade de passar um mês na capital do cinema americano fazendo um curso por meio de sua faculdade.
"Depois desse um mês eu sabia que queria voltar e fazer um curso mais longo" afirmou Gabriela.
'My Transparent Life' é um documentário da Prime Video, lançado em 2022, que acompanha a jornada de um homem trans e uma mulher trans enquanto eles realizam o processo de transição e busca mostrar a rotina destas pessoas ao público. No Brasil, o longa pode ser assistido por meio da TubiTv.com.
Gabriela contou ao BS9 que a inspiração do documentário veio de pessoas trans que estavam em seu convivío e o do seu time. "São pessoas que a gente se importa muito e a gente queria dividir com o mundo, o que eles passam nesse momento de transição. A gente seguiu duas pessoas por um ano. Acompanhando os desafios com familia e amigos. E também todo o aspecto psicológico" disse Gabriela.
A indicação a estatueta no dia 12 de julho. É a primeira vez que um de seus trabalhos concorre a algum prêmio nos EUA.
Já pensando no futuro Gabriela está em um processoa de transição para a ficção. "Ainda vou produzir documentários, mas a intenção é começar a produzir narrativas fictícias também" finalizou a cineasta.
'My Transparent Life' disputará a estatueta contra "Being Mary Tyler Moore" (HBO), "Judy Blume Forever" (Prime Video), "Pamela, A Love Story" e "STILL: Ainda Sou Michael J. Fox" (Apple TV ).
A prêmiação foi adiada novamente, agora 4 meses depois da data original, por conta da greve e dos protestos de roteiristas e atores, que estão paralizados desde maio. A nova data será no dia 15 de janeiro de 2024, mas pode sofrer alterações.