DE SANTOS PARA HOLLYWOOD

Cineasta santista concorre ao Emmy Awards na categoria de melhor documentário

Gabriela Ono, vem sendo destaque em Hollywood, em um dos seus primeiros trabalhos na terra do 'Tio Sam', a cineasta teve o seu documentário 'My Transparent Life' indicado ao Emmy

14/08/2023 - segunda às 12h00
'My Transparent Life' concorrerá com adversários de outros streamings - Foto: Arquivo Pessoal

A cineasta santista, Gabriela Ono, vem se destacando no mundo de Hollywood, nos Estados Unidos. O seu documentário 'My Transparent Life' foi indicado ao Emmy de 2023, na categoria de Melhor Documentário ou Especial de Não-Ficção, a premiação, é considerada o 'oscar das séries', e está entre os quatro maiores prêmios de entreternimento norte-americano. 

Durante a sua infância, seu destino favorito eram as locadoras da região. Aos 11 anos começou a editar vídeos caseiros, como viagens da sua família, mas foi na época do Ensino Médio que Gabriela começou a cogitar por seguir no caminho do audiovisual. 

"E depois no ensino médio eu tive um professor de literatura que em vez de pedir resenhas de livros, ele queria que a gente criasse um curta explicando a história. Então a paixão por fazer cinema, foi crescendo" enfatizou a cineasta. 

Após o colégio, Gabriela Ono começou a estudar no Centro Universitário Senac Santo Amaro, na Capital. Seguiu para um mestrado fora do Brasil, saindo de 'SP' e indo direto para Los Angeles, para cursar Produção de Cinema e Tv. Porém no meio da faculdade Gabriela teve a oportunidade de passar um mês na capital do cinema americano fazendo um curso por meio de sua faculdade. 

"Depois desse um mês eu sabia que queria voltar e fazer um curso mais longo" afirmou Gabriela. 

'My Transparent Life' é um documentário da Prime Video, lançado em 2022, que acompanha a jornada de um homem trans e uma mulher trans enquanto eles realizam o processo de transição e busca mostrar a rotina destas pessoas ao público. No Brasil, o longa pode ser assistido por meio da TubiTv.com.

Gabriela contou ao BS9 que a inspiração do documentário veio de pessoas trans que estavam em seu convivío e o do seu time. "São pessoas que a gente se importa muito e a gente queria dividir com o mundo, o que eles passam nesse momento de transição. A gente seguiu duas pessoas por um ano. Acompanhando os desafios com familia e amigos. E também todo o aspecto psicológico" disse Gabriela. 

A indicação a estatueta no dia 12 de julho. É a primeira vez que um de seus trabalhos concorre a algum prêmio nos EUA.

Já pensando no futuro Gabriela está em um processoa de transição para a ficção. "Ainda vou produzir documentários, mas a intenção é começar a produzir narrativas fictícias também" finalizou a cineasta. 

'My Transparent Life' disputará a estatueta contra "Being Mary Tyler Moore" (HBO), "Judy Blume Forever" (Prime Video), "Pamela, A Love Story" e "STILL: Ainda Sou Michael J. Fox" (Apple TV ). 

A prêmiação foi adiada novamente, agora 4 meses depois da data original, por conta da greve e dos protestos de roteiristas e atores, que estão paralizados desde maio. A nova data será no dia 15 de janeiro de 2024, mas pode sofrer alterações.