Saúde recebe doação de 200 potes de vidro para a coleta de leite materno
Os potes de vidro com tampa de plástico são ideais para esse processo, já que os potes precisam ser esterilizados antes da realização da coleta e do armazenamento do leite humano
05/07/2023 - quarta às 09h13O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande recebeu nesta segunda-feira (3) uma doação importante para continuar com seu trabalho de recolher o leite doado pelas mamães do Município aos bebês internados na UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce. A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas esteve na sede da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) praia-grandense para entregar 200 potes de vidro com tampas de plástico que serão utilizados para a coleta do leite materno. A doação foi obtida a partir das ações sociais desenvolvidas pela entidade na Cidade.
Os potes de vidro com tampa de plástico são ideais para esse processo, já que os potes precisam ser esterilizados antes da realização da coleta e do armazenamento do leite humano. “Essa doação é fundamental para o nosso trabalho, pois nas visitas que fazemos às mamães doadoras ocorre a troca dos potinhos. Nós recolhemos os potes com leite e deixamos com elas outros potes, esterilizados. E o número de doadoras vem aumentando bastante, então, essa doação veio em boa hora”, destaca a coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano, e enfermeira Nathamy Jannuzzi.
Essa é a segunda doação feita pela Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas para o Posto de Coleta de Leite Humano. Ano passado foram doados 173 potes de vidro. “Anualmente fazemos eventos sociais como o ‘Almoço do Arco-Íris’ e nesse ano fizemos um festival de escondidinhos. Com o dinheiro arrecadado, nós revertemos para os nossos projetos. E uma parte desse valor separamos para doar os potes”, conta a jovem Isadora Maria Silva Araújo, uma das representantes da entidade.
“Nós ficamos sabendo da necessidade, nos reunimos e aprovamos a doação. Para nós é muito gratificante poder ajudar quem mais necessita. Nos deixa muito felizes”, complementou a mãe conselheira da entidade, Flora Maria.
Para doar – Quem quiser doar potes de vidro com tampas de plástico para o Posto de Coleta de Leite Humano, basta entrar em contato com o serviço através do telefone 3496-5262, por ligação ou mensagem, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Posto de Coleta – Desde janeiro de 2022, Praia Grande tem um Posto de Coleta de Leite Humano no Município que incentiva as mamães a doarem o leite produzido por elas. Para doar o leite basta entrar em contato com o Acolhe PG pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem. A equipe vai orientar a doadora sobre o procedimento e também realizar um pré-cadastro.
Em seguida, é agendada uma visita na casa da mãe, onde as técnicas do Posto levam um kit para a coleta do leite e são fornecidas todas as orientações para a realização da ordenha. E uma vez por semana, a equipe da Sesap passa na casa da mãe para retirar o leite coletado e entregar um novo kit higienizado.
O leite doado é armazenado em caixas térmicas com temperatura adequada e encaminhado por técnicos da Sesap para o Banco de Leite Humano de Peruíbe, parceiro neste projeto. No local são feitas análises físico-químicas e microbiológicas e o leite é pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças), antes de ser encaminhado para a UTI Neonatal do Complexo Hospitalar Irmã Dulce.
O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também tem uma sede física para as mamães que desejarem doar o leite no local ou mesmo tirar dúvidas presencialmente com a equipe, composta por pediatra, enfermeiro e nutricionista. O posto fica no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
Disque Amamentação – Outro serviço importante de Praia Grande quanto ao incentivo ao aleitamento materno é o Disque Amamentação, feito pelo Acolhe PG. É um canal direto com profissionais capacitados em tirar dúvidas a respeito do tema. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil. O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, por ligação ou mensagem.
Abordagem Precoce – O Acolhe PG também tem feito uma abordagem junto às mamães logo após a alta hospitalar. Além do encaminhamento para a Usafa, a equipe do Acolhe PG faz um contato para tirar dúvidas sobre a amamentação e também oferecer o serviço de coleta de leite humano. Esse acompanhamento ocorre também em outros períodos até os três meses do parto, visando evitar o desmame precoce.