Sabesp avalia expandir atuação para área de destinação final de resíduos sólidos
O diretor-presidente da empresa, André Salcedo, participou ontem de um evento em Santos e admitiu que a companhia está analisando a possibilidade de também atuar nesse segmento
28/03/2023 - terça às 00h00Novo negócio
O diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo, afirmou que a empresa está avaliando a possibilidade de atuar na gestão dos resíduos sólidos das cidades paulistas. A declaração foi dada ontem pelo representante da empresa, que esteve ontem, em Santos, para participar de um evento a fim de discutir questões relacionadas à água e ao saneamento.
Em análise
Salcedo explicou que a companhia de saneamento já faz parte da sociedade de uma empresa que produz energia limpa e renovável a partir da incineração de resíduos sólidos produzidos em Barueri (SP). Se esse negócio se mostrar viável, é possível que a companhia venha a atuar nesse segmento.
Corrida contra o tempo
Conforme o diretor-presidente da Sabesp, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) pretende concluir o processo de privatização da empresa até dezembro de 2024. “É um cronograma viável, mas apertado”, admitiu.
Joia da coroa paulista
A Sabesp tem como acionista principal o Governo do Estado, que possui 50,3% das ações. Ela obteve um lucro líquido de R$ 3,121 bilhões, no ano passado. Esse montante é 35,4% superior ao verificado em 2021 (R$ 2,306 bilhões).
Desafio metropolitano
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Márcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça (Republicanos), foi recebido pelo secretário de Meio Ambiente de Santos, Marcos Liborio, na última quinta-feira. Eles conversaram a respeito do estudo regional sobre resíduos sólidos realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
União de esforços
A destinação final do lixo é um dos maiores desafios para os gestores locais e uma das principais preocupações da Câmara Temática de Meio Ambiente do Condesb, coordenada por Liborio. A reunião também teve a presença do secretário de Meio Ambiente de Cubatão, Halan Clemente, e da diretora de Meio Ambiente de Mongaguá, Pamela Morais.
Peregrinação
O prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), esteve em Brasília, na última semana, para solicitar recursos para deputados federais e ao Governo Federal para custear obras e projetos para as áreas de habitação, turismo e infraestrutura.
Força do turismo
O tucano esteve reunido com os deputados federais Alberto Mourão (MDB), Delegado Da Cunha (PP) e Coronel Telhada (PP). Na última quinta-feira, o chefe do Executivo municipal também esteve na Embratur com o parlamentar Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que solicitou à autarquia a criação do Plano de Promoção ao Turismo para Baixada Santista e Litoral Norte.
Intervenção estatal
O deputado estadual Paulo Mansur (PL) apresentou o Projeto de Lei 113/2023, que estabelece o sexo biológico do competidor como o único e exclusivo critério definidor de gênero em competições desportivas oficiais em São Paulo.
Algo fora do lugar
Segundo o parlamentar, o objetivo da propositura é “assegurar a igualdade e equilíbrio das competições, o que efetivamente não vem ocorrendo em casos nos quais atletas transgêneros participam de competições em equipes do sexo oposto ao de seu nascimento”.