DE TENENTE A NOME DE RUA
Siqueira Campos foi um dos únicos oficiais que sobreviveu ao Movimento e seu nome caracterizou-se como um dos grandes da Revolta dos militares. O oficial tenentista dá nome ao Parque Trianon, na avenida paulista, em São Paulo e em uma rua em Copacabana
Da Redação BS9 - Isabella Monteiro
23/06/2023 - sexta às 13h01
O Canal 4, em Santos, foi inaugurado junto ao Canal 3 há um século, em 1923 - Foto: Google Maps
Antonio Siqueira Campos foi um militar e político brasileiro que participou de um importante evento histórico brasileiro: a revolta dos 18 do Forte Copacabana no início do Moviemnto Tenentista, em julho de 1922.
O tenentismo foi um movimento político e militar conduzido por jovens oficiais brasileiros durante o período da Primeira República, na década de 1920. Esse grupo de oficiais era composto por tenentes e capitães insatisfeitos com o sistema político brasileiro, principalmente com as práticas do jogo político imposto pelas oligarquias.
Siqueira Campos foi um dos únicos oficiais que sobreviveu ao Movimento e seu nome caracterizou-se como um dos grandes da Revolta dos militares. O oficial tenentista dá nome ao Parque Trianon, na avenida paulista, em São Paulo e em uma rua em Copacabana.
Na tradicional rua, foi onde se instalou a colônia Sírio Libanesa na cidade. A rua já teve vários nomes, mas foi em outubro de 1930 que ela passou a se chamar Siqueira Campos. Ele morreu cinco meses antes de receber a homenagem, em 10 de maio de 1930.
Canal 4
O Canal 4, em Santos, foi inaugurado junto ao Canal 3 há um século, em 1923. A obra é considerada revolucionária, ao mudar completamente não só a estrutura da cidade, mas o tratamento de esgoto, salvando vidas.
Este canal cruza o Embaré e termina entre Macuco e Estuário.
Deixe a sua opinião
ver todos