Sábado, 21 de Dezembro de 2024

DólarR$ 6,09

EuroR$ 6,34

Santos

27ºC

LUTO

Presidente do Parlamento Europeu morre aos 65 anos

David Sassoli estava internado com disfunção do sistema imunológico

Da Agência Brasil

11/01/2022 - terça às 13h26

Na próxima semana, o Parlamento Europeu deverá eleger o presidente da assembleia, o que já estava previsto - (foto: Agência Lusa)

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, morreu nesta terça-feira, dia 11, aos 65 anos, após mais de duas semanas internado no hospital de Aviano, na Itália, devido a uma disfunção do sistema imunológico, informou o seu porta-voz, Roberto Cuillo.
 
Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, na França. Embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação na Itália e ficou mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no fim do ano.
 
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger o presidente da assembleia, o que já estava previsto e, portanto, não tem relação com a morte de Sassoli.
 
A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder o dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.
 
Jornalista que se tornou político
David Sassoli foi um dos jornalistas mais reconhecidos na Itália, carreira que deixou para integrar o Partido Democrático, pelo qual foi eleito eurodeputado em 2009 e presidente do Parlamento Europeu em 2019.
 
Ele nasceu em Florença, na Itália, em 30 de maio de 1956. Durante a década de 70 licenciou-se em Ciência Política pela Universidade de Florença.
 
Começou no jornalismo em 1986, quando passou a trabalhar em jornais e agências de notícias locais até chegar ao jornal nacional Il Giorno, em Roma. Em 1992, foi para a estação de televisão pública italiana, a Rai. 
 
Em 2009, David Sassoli deixou a carreira jornalística e filiou-se ao Partido Democrático italiano, de centro-esquerda, fundado dois anos antes.
 
Ele chegou à liderança do Parlamento Europeu em 3 de julho de 2019, sucedendo ao também italiano Antonio Tajani.
 
Foi o sétimo italiano a presidir o Parlamento Europeu, em mandato que deveria terminar neste mês.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

CONFRATERNIZAÇÃO

Lula faz última reunião do ano com todos os ministros

RIO DE JANEIRO

Mais de 28 mil agentes de segurança vão trabalhar no réveillon no RJ

STF

STF homologa plano para melhorar condições de presídios

2
Entre em nosso grupo