Quinta, 02 de Janeiro de 2025

DólarR$ 6,16

EuroR$ 6,31

Santos

28ºC

CAZAQUISTÃO

Ex-chefe de segurança é preso e País enfrenta crise

A prisão de Massimov foi anunciada pelo Comitê de Segurança Nacional

Por Olzhas Auyezov e Tamara Vaal - Reuters e Agência Brasil

08/01/2022 - sábado às 16h49

A detenção de Karim Massimov foi anunciada pelo Comitê de Segurança Nacional - Foto: Mukhtar Kholdorbekov/Reuters

O ex-chefe da inteligência do Cazaquistão foi preso sob suspeita de traição, informou neste sábado a agência de segurança estatal, enquanto a ex-república soviética reprime uma onda de agitação e começa a atribuir culpa.

A detenção de Karim Massimov foi anunciada pelo Comitê de Segurança Nacional, chefiado por ele até ser demitido pelo presidente Kassym-Jomart Tokayev na quarta-feira, após protestos violentos que varrem o país da Ásia Central.

De acordo com o gabinete de Tokayev, ele teria dito por telefone ao presidente russo, Vladimir Putin, que a situação estaria se estabilizando.

"Ao mesmo tempo, persistem focos de ataques terroristas. Portanto, a luta contra o terrorismo continuará com total determinação", disse ele.

O Kremlin disse que Putin apoiou a ideia de Tokayev de convocar uma videochamada de líderes da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), sob cujo guarda-chuva a Rússia e quatro outras ex-repúblicas soviéticas enviaram tropas ao Cazaquistão para ajudar a restaurar a ordem. Não estava claro quando isso aconteceria.

Dezenas de pessoas foram mortas, milhares foram detidas e prédios públicos em todo o Cazaquistão foram incendiados na semana passada na pior violência vivida no produtor de petróleo e urânio desde que se tornou independente, no início dos anos 1990, quando a União Soviética entrou em colapso.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BOLSA FAMÍLIA

Pagamento do Bolsa Família começa no próximo dia 20

FIES

Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025

SIMPLES NACIONAL

Receita abre opção de ingresso ou reingresso no Simples Nacional

2
Entre em nosso grupo