SAÚDE
A vacina é aplicada nas policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30
da Redação
10/04/2025 - quinta às 14h08
O Brasil contabilizou mais de 500 óbitos por dengue de janeiro a março de 2025, a maioria no Estado. A forma mais eficaz de prevenir a doença é a vacina, disponibilizada pela Prefeitura de Santos para crianças e jovens de 10 a 14 anos, conforme resolução do Ministério da Saúde (MS).
A vacina é aplicada nas policlínicas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 15h30, em unidades divulgadas às sextas-feiras nos canais oficiais de comunicação do município. Para o ciclo vacinal se completar, são necessárias duas doses, com intervalo de aplicação de três meses entre elas.
A adesão ao imunizante ainda não ultrapassou 16% em Santos. "Dependemos integralmente que os responsáveis levem essas crianças e jovens para se vacinar nas policlínicas. Por norma técnica estabelecida pelo MS, as doses não podem ser retiradas das salas de vacina e aplicadas em outros locais, assim como fazemos com os demais imunizantes no ambiente escolar", explica o secretário de Saúde, Fábio Lopez.
O secretário faz um apelo pela vacinação, inclusive para aqueles que já deixaram passar os três meses e ainda não voltaram para a segunda dose. "Quando completamos o esquema vacinal, enfraquecemos a circulação do vírus. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a chance de o mosquito se infectar e transmitir a doença. Toda a população é beneficiada. Paralelamente a esta situação, seguimos firme no combate a criadouros e focos com larvas para diminuir a quantidade de mosquitos adultos no ambiente", finaliza.
Deixe a sua opinião
ver todos