SEGURANÇA PÚBLICA
Meta da equipe foi colher experiências e subsídios em conhecimentos tendo vista a ampliar melhorias do Centro Operacional (COC) de Cubatão
Robson de Castro
28/03/2025 - sexta às 12h00
Equipe da Prefeitura de Cubatão realizou visita técnica ao espaço 'Smart Sampa', localizado na sede da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Participaram o secretário de Governo Allan Matias, o secretário de Segurança Pública e Cidadania Amaral Carvalho e o Comandante da Guarda Civil Municipal Ricardo Alcaraz. O objetivo foi conhecer de perto a estrutura e as tecnologias embarcadas no maior Centro de Monitoramento da América Latina, a fim de buscar subsídios para o aprimoramento do Centro de Operação de Câmeras em Cubatão.
A viagem à capital paulista foi considerada muito positiva pela comitiva cubatense. O Smart Sampa conta com um avançado sistema de videomonitoramento, equipado com tecnologia de ponta, como reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, ferramentas fundamentais no combate à criminalidade. A eficácia desses recursos tem sido amplamente comprovada, permitindo a identificação de suspeitos em tempo real, a recuperação de veículos roubados e a melhoria na segurança pública da capital paulista.
"Durante a visita tivemos a oportunidade de observar o funcionamento integrado do sistema que alia inteligência artificial e análise de dados para potencializar a atuação das forças de segurança. A estrutura impressionante do Smart Sampa demonstra a importância do investimento em tecnologia para tornar as cidades mais seguras e eficientes no enfrentamento ao crime", apontou o secretário de Governo Allan Matias.
O secretário de Segurança entende que "com base nessa experiência, verificamos diversas possibilidades para o nosso município, que está em fase de implementação de melhorias significativas no Centro de Operação de Câmeras (COC). Em breve teremos a possibilidade de implementar um aumento expressivo no número de câmeras de alta resolução, com tecnologia avançada, além da adoção do sistema 'Muralha Paulista' que incorporará tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos, alinhando-se às melhores práticas observadas no Smart Sampa", explicou Amaral.
Além do Comandante da corporação da GCM cubatense, também participaram da visita o analista em T.I. Nélio Santos e os inspetores GCM Mendes e Thalita. "Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a modernização da segurança pública e a utilização de recursos tecnológicos para garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos", completou Carvalho.
Deixe a sua opinião
ver todos