Sexta, 24 de Janeiro de 2025

DólarR$ 5,92

EuroR$ 6,25

Santos

26ºC

ANIVERSÁRIO NA BAIXADA

Segunda cidade mais antiga do Brasil, Itanhaém completa 490 anos

Município ganha uma nova música pelo seu aniversário

Redação BS9

22/04/2022 - sexta às 08h45

Cidade foi fundada por Martim Afonso de Sousa e a princípio era chamada de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém - (foto: divulgação/PMI)

A cidade de Itanhaém completa 490 anos nesta sexta-feira, dia 22, com um Desfile Cívico trazendo para a Orla do Centro uma série de homenagens a partir das 9h, que este ano retrata a “Semana de 22: A Semana que já dura um século”. Há diversas atividades para munícipes e turistas para comemorar o aniversário do município.

Um pouco de história
A segunda cidade mais antiga do Brasil foi fundada em 22 de abril de 1532 pelo navegador português Martim Afonso de Sousa e batizada, a princípio, de Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém.

Em 1549, os jesuítas chegaram por aqui para servir a Capitania de São Vicente e toda a região. Quatro anos depois, o padre José de Anchetta veio à cidade em retiro de oração, na capela da Vila de Conceição de Itanhaém.

A cidade é o berço de grandes artistas como Emídio de Souza, o primeiro pintor primitivista brasileiro, e Benedito Calixto, considerado um dos maiores artistas da história, sendo, além de escritor e fotógrago, pioneiro na arte da fotopintura no País.

Só em 1906 foi rebatizada de Itanhaém, nome derivado da língua tupi, combinando as palavras ita (pedra) e nhaém (canto).

Nova homenagem
Itanhaém ganha uma música nova em 2022 em comemoração aos seus 490 anos, chamada “Itanhaém, história e natureza”. Todos os anos o violonista Julio César Nascimento e a cantora Patricia Mendes homenageiam a cidade em seu aniversário resgatando canções dos compositores antigos locais para mostrar aos mais novos um pouco da história musical local, e assim manter vivas as memórias culturais.

Este ano a musica é nova, autoral, uma composição do violonista Julio César Nascimento e a letra coposta pela escritora e pesquisadora da cultura caiçara Maria Tereza Leal Diz (Teté).

Confira a letra da nova canção:

“Itanhaém, história e natureza”

Itanhaém, História e Natureza

Sob um céu de estrelas,

numa noite linda.

Piso tuas areias,

pela praia infinda.

Lembro de tua história

teus séculos de vida,

teus monumentos também..

Na boca da barra

o encontro de rio e mar

Muralhas de pedras

no costão te abraça

O verde de tuas matas

Tuas ilhas distantes

Tantas belezas tu tens Itanhaém…

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SEGURANÇA PÚBLICA

GCM de São Vicente é reforçada com novo armamento e entrega de coletes balísticos

COMÉRCIO

Boutique do Peixe avança com obras e promete impulsionar a economia de Bertioga

OPORTUNIDADES

Defensoria Pública de Santos abre vagas de estágio remunerado para estudantes de Direito

2
Entre em nosso grupo