Quarta, 02 de Abril de 2025

DólarR$ 5,67

EuroR$ 6,18

Santos

27ºC

HISTÓRIA

São Vicente entra na rota de estudos do enigmático Caminho do Peabiru

Iniciativa coloca Primeira do Brasil no radar de pesquisas históricas

Robson de Castro

30/03/2025 - domingo às 09h00

São Vicente, a primeira Vila fundada no Brasil, acaba de ser incluída na Rota de estudos do Instituto Dakila Pesquisas, que investiga os mistérios do Caminho do Peabiru – uma antiga rede de trilhas utilizada por povos indígenas muito antes da chegada dos europeus ao continente.

 

O nome "Peabiru", de origem tupi-guarani, significa "caminho gramado" ou "caminho amassado". Essa rota ancestral conectava o Oceano Atlântico ao Pacífico, cruzando territórios que hoje fazem parte do Brasil, Paraguai, Bolívia e Peru. No Brasil, São Vicente soma-se a um seleto grupo de cidades que preservam vestígios dessa rede histórica, ao lado de Florianópolis (SC), Paranaguá (PR) e Cananéia (SP), reforçando sua relevância e responsabilidade com o cenário arqueológico e turístico.

 

Com mais de 30 anos de pesquisas, o Instituto Dakila utiliza tecnologia de ponta para desvendar os segredos místicos do Caminho, que, além de uma via de comércio e deslocamento, era fundamental para rituais religiosos e para a expansão territorial dos povos pré-colombianos. O estudo não apenas resgata um importante legado indígena, mas, também busca compreender a influência dessa rede na formação das civilizações que habitaram a América do Sul. 

 

A Secretária de Turismo, Juliana Santana, destacou a importância do projeto para o município. "Essa pesquisa representa uma oportunidade para um estudo aprofundado das raízes históricas de São Vicente, que são um reflexo da história do Brasil. Além disso, o projeto fortalece o turismo local, criando uma nova oferta ligada à Rota do Peabiru que evidencia o potencial histórico da cidade".

 

O projeto contará com o apoio da Prefeitura de São Vicente, por meio da Setur, sem gerar custos para o município. A iniciativa coloca São Vicente no mapa de estudos históricos de grande relevância, impulsionando o turismo e consolidando a cidade como um destino de referência no segmento Turismo Histórico.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Grupo Lótus realiza seminários em Santos para comemoração do Mês da Tulipa Vermelha

MÚSICA

Rapper leva mensagem sobre escolhas de vida para alunos da rede municipal de São Vicente

RODOVIAS

Vereadores de Mongaguá se unem contra falta de manutenção nas passarelas

2
Entre em nosso grupo