Domingo, 08 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

22ºC

SANTOS NA SÉRIE B

Santos vira campo de guerra após rebaixamento histórico do alvinegro praiano

Após o queda histórica para a série B, torcedores revoltados depredaram ônibus e carros e atearam fogo nos veículos que estava no entorno da Vila Belmiro, a polícia conteve os torcedores com spray de pimenta e bala de borracha

Da Redação BS9 - Isabella Monteiro

07/12/2023 - quinta às 12h00

Santos vira campo de guerra após caída do time para a série B - Foto: Reprodução/ Instagram

Na noite de ontem, quarta-feira (6), aconteceu um momento histórico na Vila Belmiro, pela primeira vez em 111 anos, o Santos F.C clube foi rebaixado e irá jogar a série B, na temporada de 2024. 

O jogo que ocorreu na casa do alvinegro praiano contra o Fortaleza, pela luta contra o rebaixamento, terminou em 1x2 para o time visitante. Após o segundo gol, o árbitro Leandro Pedro Vuaden precisou paralisar a partidar por conta de bombas que estavam sendo arremessadas pelos torcedores. 

Muitos protestos contra o time e o atual presidente Andrés Rueda vieram do setor das organizadas. Muitos torcedores que estavam em outros setores do estádio sofreram com o spray de pimenta que a polícia usou para conter os ânimos. 

A jornalista Eduarda Antunes estava presente no estádio quando começou a ocorrer a confusão. "Eu estava bem naquela parte de vidro, e quando acabou o jogo, o pessoal lá de cima começou a arrancar as cadeiras, jogar chinelo, comida, e aí eu subi para me esconder e fiquei por lá por 15 minutos, até ir embora" citou Eduarda. 

Fora do estádio, o cenário era de um campo de guerra. Entre os arredores da Vila Belmiro e pelo canal 1 e 2 houveram depredamentos e ateamentos de fogo em carros e ônibus municipais e intermunicipais. 

A cavalaria da tropa de choque usou spray de pimenta para conter os torcedores. 

"Mandaram a gente sair pelo lado direito para não passarmos pela confusão, pegamos spray de pimenta e foi horrível, tive que por a camisa no rosto,  isso tudo e eu estava longe da briga. Foi uma cena de guerra, foi bem feio, eu fiquei com medo, foi a primeira vez que eu fui para o estádio e fiquei com medo de verdade de acontecer alguma coisa" finalizou a jornalista. 

Na rua tiradentes, entre seis e sete carros foram queimados. Segundo o Uol, um desses carros pertence a família do atacante Mendonza.

Por volta das 2 horas a delegação dos dois times continuava dentro do estádio por conta do clima hostíl do lado de fora.

Dentro do canal 1 foram encontrados vários patinetes boiando no canal. 

A bilheteria do estádio foi depredada e a fachada do Centro de trenimanento Meninos da Vila foi pichada com a seguinte frase: "Time sem vergonha". 

Segundo a Secretária de Segurança Pública de São Paulo, 11 políciais ficaram feridos e duas viaturas foram danificadas. De acordo com a pasta, torcedores avançaram contra os policiais arremessando garrafas, pedras e fogos de artifício. Os agentes usaram munição de menor potencial ofensivo para dispersar o tumulto.

Por meio de nota, a Prefeitura de Santos informou que seis ônibus da frota municipal foram incendiados e mais quatro depredados, além de quatro de linhas intermunicipais danificados e oito veículos particulares vandalizados. Os coletivos já estão sendo substituídos por veículos reservas para não prejudicar os usuários. 

Ainda por meio da nota a Prefeitura informou que está fazendo o levantamento de equipamentos públicos vandalizados, principalmente lixeiras (os contentores de resíduos ao redor do estádio são retirados em dias de jogos) para programar o reparo. 

A UPA Central realizou o atendimento de 10 pessoas que estavam nas imediações da Vila Belmiro, após o jogo desta quarta-feira (6), sendo nenhum caso grave. Todos foram liberados após receber assistência na unidade de saúde, que fica próxima do estádio.

A Redação do BS9 News entrou em contato com a Polícia Militar, Piracicabana e EMTU mas não obteve nenhuma resposta até a publicação dessa matéria. 

 

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo