Quinta, 21 de Novembro de 2024

DólarR$ 5,77

EuroR$ 6,09

Santos

23ºC

EM SANTOS

Eleições em Santos: Rogério Santos tem 46,4% dos votos válidos e pode vencer no 1º turno

Depois de superar Rosana Valle em termos de intenção de voto, atual chefe do Executivo santista vem abrindo vantagem consistente

da Redação

17/09/2024 - terça às 18h32

O que parecia improvável há cerca de um mês, pode começar a estar se desenhando faltando 20 dias para as eleições municipais. A mais recente pesquisa do Instituto Badra, divulgada nesta terça-feira, dia 17, mostra o atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), seis pontos à frente da segunda colocada, a deputada federal do PL, Rosana Valle. Isso já no primeiro turno.

Considerando apenas os votos válidos, Rogério tem hoje 46,4% das intenções de voto contra 40,1% de Rosana. A ex-prefeita Telma de Souza, do PT, registra 12,3% e Nando Pinheiro, do Avante, 1,2%. O cálculo dos votos válidos leva em consideração apenas as menções, pelos entrevistados, do nome de um dos quatro candidatos.

Ainda que alguns se surpreendam com a projeção, a questão técnica é que a intenção de voto em Rogério Santos está em curva ascendente, ou seja, com tendência de crescimento, enquanto a de Rosana Valle apresenta certa estabilidade. “O atual prefeito não só deu o que chamamos de “xis” em sua principal oponente, como foi abrindo diferença. A continuar nesse ritmo e com algum derretimento das outras candidaturas, Rogério Santos tem tudo para levar no primeiro turno”, destaca Maurício Juvenal, analista de dados da Badra.

A Badra, aliás, foi o único instituto que cravou, em 2020, a vitória de Rogério Santos, já no primeiro turno. Segundo o especialista, “a verdade é que hoje temos uma relação 53% (os demais candidatos somados) contra 47%. Se Rogério continuar crescendo e trouxer quatro pontos de lá – pois tira quatro e agrega quatro – vence a eleição no primeiro turno. E isso não é exercício de adivinhação, é matemática pura e simples”.

Os números da pesquisa

O levantamento da Badra ouviu 1.060 eleitores, nos dias 13 e 14 de setembro, em diferentes pontos de fluxo das três zonas eleitorais de Santos. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A amostra, representativa do universo, levou em consideração a proporcionalidade em relação a gênero, faixa etária, escolaridade e renda, além de marco geográfico, isto é, a zona eleitoral de votação. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o nº SP 04160/2024.

Rogério Santos lidera a corrida com 41,3% das intenções de voto, seguido de Rosana Valle, com 34,7%; Telma de Souza, com 10,8%; e Nando Pinheiro, com exato 1,0%. Não votariam em ninguém, brancos e nulos somam 6,4% e não souberam responder 5,7%.

Vitória também em caso de segundo turno

O bom momento da campanha de Rogério Santos à reeleição também está expresso nos números de uma possível disputa em segundo turno. A vantagem do atual chefe do Executivo, nesse caso, é de 12 pontos.

Significativos 47,7% dos eleitores entrevistados manifestaram intenção de voto em Rogério Santos, enquanto Rosana Valle foi citada por 35,7%. Nenhum, branco e nulo 9,9% e não souberam responder 6,7%.

O crescimento no segundo turno é compreensível e esperado. O resultado do cruzamento das questões envolvendo a intenção de voto no primeiro turno versus no segundo turno, mostra que 51,3% dos eleitores de Telma de Souza votariam em Rogério Santos no segundo turno. Já em Rosana, apenas 10,4%.

Paulo Alexandre desequilibra o jogo

O equilíbrio até então apresentado na intenção de voto entre Rogério Santos e Rosana Valle, diga-se de passagem exclusivamente nas pesquisas do Instituto Badra (os demais institutos sempre mostraram Rosana Valle bem à frente, principalmente o Paraná Pesquisas), deixou de existir  e tem explicação concreta.

Ao se retirar da disputa e ao mesmo tempo empenhar apoio incondicional à reeleição do atual prefeito, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa, o PAB, como é mais conhecido, viu seu prestígio político e patrimônio eleitoral convergirem em favor de Rogério Santos. “É inegável o peso da transferência. Quando o eleitor do Paulo Alexandre percebeu que ele deixou a disputa para apoiar Rogério Santos, logo tratou de depositar suas fichas na campanha do atual prefeito”, argumenta Juvenal.

A pergunta que fica: terá todo esse prestígio a força necessária para garantir a vitória já no primeiro turno? As próximas pesquisas vão revelar. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

Processo seletivo abre vagas para cadastro de Trabalhador Portuário Avulso

OPORTUNIDADES

Prefeitura de São Vicente abre inscrições para curso de panetone na Área Continental

CULTURA

Com regência de Denise Yamaoka, Coral do Guri de São Vicente se apresenta dia 27 em Santos

2
Entre em nosso grupo