ECONOMIA
Os interessados na linha de microcrédito devem procurar a agência regional do Sebrae, que fica na Avenida Washington Luís, 176, no Gonzaga, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
da Prefeitura de Santos
04/04/2024 - quinta às 00h01
Iniciativa vai identificar empreendedores com potencial para melhorar seus negócios - PMS
A Prefeitura de Santos, em parceria com clubes de Rotary, Sebrae e Sicoob, lançou nesta terça-feira (2) o Projeto Microcrédito 'Crédito Produtivo para Desenvolvimento Comunitário',com linhas de financiamento de R$ 2 mil a R$ 5 mil. A iniciativa tem como objetivo capacitar empreendedores para a melhor gestão de suas atividades profissionais, com acompanhamento técnico e concessão de microcrédito.
Os interessados na linha de microcrédito devem procurar a agência regional do Sebrae, que fica na Avenida Washington Luís, 176, no Gonzaga, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.
O projeto tem quatro pilares de sustentação. Um deles é a identificação e o encaminhamento de pessoas empreendedoras com recursos financeiros insuficientes para incrementar suas atividades profissionais. Será feito também o treinamento em gestão de negócios para capacitação dos empreendedores e acompanhamento. O terceiro pilar é a alocação de recursos financeiros para concessão dos empréstimos e, o último, a análise para concessão e gestão dos empréstimos.
Ao destacar os objetivos da iniciativa, o prefeito Rogério Santos afirmou que as desigualdades sociais nascem da falta de oportunidades. "Somos a cidade da solidariedade, mas temos comunidades carentes que sofrem com a desigualdade e temos que atender todos. É para isso que serve o poder público, ajudar a realizar sonho de outras pessoas, como acesso aos cursos das Vilas Criativas, acesso ao crédito e até grandes sonhos como a casa própria. Por isso são importantes parcerias como essa".
Para a vice-prefeita e secretária municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Renata Bravo, é fundamental ter entidades reunidas com o propósito de transformar a vida das pessoas. "Com esse projeto, estamos dando oportunidades não só para mulheres, mas para homens poderem empreender em suas vocações, com possibilidades e instrumentos reais de investimento. E não só com o recurso financeiro, mas com a orientação do Sebrae".
Coordenador do projeto, Sérgio Luís Dias da Piedade ressaltou que "esse projeto é a tradução mais fiel da força de realização que a sociedade organizada e o poder público podem apresentar à sociedade. É o Rotary no pleno exercício de sua missão, que é servir a todos".
Participaram do lançamento do programa membros do Rotary Club de Santos, Rotary Club de Santos-Praia, Rotary Club de Santos-Ponta da Praia, Rotary Club de Santos-Boqueirão, Rotary Club de Santos-Aparecida, Rotary Club de Santos-Gonzaga e
Rotary Club de Santos-Networking, além de representantes do Sebrae e do Sicoob.
COMO NASCEU A IDEIA
A partir de contato da Prefeitura, foram feitos estudos sobre os conceitos de microcrédito e seus impactos na comunidade. Foi identificado que diversos cursos de formação profissional oferecidos gratuitamente por projetos desenvolvidos em Santos se tornam a porta de entrada no mercado de trabalho para pessoas mais vulneráveis. Boa parte delas não tem recursos financeiros e acesso a crédito para comprar insumos e equipamentos para iniciar ou incrementar seus micronegócios.
Entre 2021 e 2023, as vilas criativas de Santos, por exemplo, ofereceram sete mil vagas em cursos de qualificação. Para 2024, estão previstas mais 2 mil.
Deixe a sua opinião
ver todos