ENSINO
O Projeto acontece ao longo de quatro meses e reúne os alunos do 3° ano das escolas públicas de Itanhaém
Robson de Castro
01/04/2025 - terça às 12h22
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho recebe, nesta quinta-feira (03), os alunos da EE Profª. Silvia Jorge Pollastrini para dar início à primeira etapa do projeto “Aluno Empreendedor”, uma iniciativa inovadora voltada para jovens do 3° ano do Ensino Médio das escolas públicas de Itanhaém. Na ocasião, os alunos definirão grupos de trabalho e apresentarão uma ideia inicial de negócio, voltado ao empreendedorismo local.
Com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos estudantes, incentivando a criatividade, o planejamento estratégico e a busca por soluções inovadoras para desafios do mercado, diversas Escolas Estaduais inscreverão seus alunos ao longo do mês de abril. A seleção dos participantes será realizada com base em critérios como interesse, criatividade e engajamento.
“Esta é uma iniciativa essencial para os jovens de Itanhaém, pois promove a educação empreendedora, incentivando habilidades como liderança, criatividade e planejamento estratégico. O projeto contribui para o desenvolvimento econômico local, formando cidadãos mais preparados para impulsionar o comércio, gerando mais empregos no futuro”, explica Cido Bezerra, organizador do “Aluno Empreendedor” e coordenador do SEBRAE.
Com duração de quatro meses, o projeto é estruturado em quatro etapas: nas três primeiras, os alunos devem apresentar uma ideia inicial de negócio, seguido de todos os processos para sua implementação, passando desde os impactos sociais e ambientais, valores, viabilidade e mais. Já na quarta e última etapa, as escolas competirão entre si apresentando seus melhores projetos para uma banca avaliadora composta por empresários e especialistas.
Os três melhores projetos receberão, além do reconhecimento, premiações para incentivar a continuidade de suas ideias, com bolsas de estudo e cursos para os alunos participantes. Os critérios de avaliação incluem inovação, viabilidade, impacto social e qualidade da apresentação.
Serão oferecidos também, ao longo das quatro etapas, palestras e workshops sobre empreendedorismo, inovação e planejamento de negócios, além de capacitação e mentoria com profissionais da área para auxiliar os alunos na estruturação de suas ideias.
Deixe a sua opinião
ver todos