Sábado, 07 de Setembro de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,19

Santos

20ºC

PRAIA GRANDE

Prefeitura entrega viaturas para atuar no projeto Patrulha Guardiã Maria da Penha

O projeto Guardiã Maria da Penha foi instituído em Praia Grande pelo decreto 7302, de 12 de agosto de 2021, e contou com capacitação de 31 guardas civis municipais que foram selecionados para participar do projeto

da Prefeitura de Praia Grande

19/12/2023 - terça às 00h01

Guardas municipais foram capacitados para agir em casos de violência contra a mulher - PMPG

Duas viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande  caracterizadas especialmente para atuar no Projeto Guardiã Maria da  Penha foram entregues. O trabalho será  realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo  e tem como objetivo garantir o cumprimento de medidas protetivas  concedidas às mulheres vítimas de violência doméstica.

O projeto Guardiã Maria da Penha foi instituído em Praia Grande pelo  decreto 7302, de 12 de agosto de 2021, e contou com capacitação de 31  guardas civis municipais que foram selecionados para participar do  projeto.  As equipes realizarão visitas domiciliares periódicas e  acompanhamento do cumprimento das medidas protetivas aplicadas pelo  Poder Judiciário, entre outras ações como o encaminhamento à Delegacia  de Polícia ou serviços sociais, quando necessário.

As viaturas contam com design específico, nas cores azul,  característica da Guarda Civil Municipal, e pink para simbolizar as  mulheres. Panfletos sobre o programa estão sendo distribuídos pelos  principais pontos da Cidade para que as mulheres se informem sobre a  iniciativa.

De acordo com o a promotora de Justiça responsável pela implantação da  parceria em Praia Grande, Roberta Bená Perez Fernandez, este é um  importante passo que a Cidade dá para oferecer uma nova vida às  mulheres que vivem amedrontadas por seus agressores. “Estou muito  feliz em ver o projeto ser desenvolvido em Praia Grande. As viaturas e  as equipes da GCM serão de extrema importância no acompanhamento dos  casos. Tenho certeza de que muitas vidas serão salvas e quem ganha com  isso são as mulheres da Cidade”.

Para a prefeita Raquel Chini, a implementação do projeto é resultado  de uma união de esforços da Prefeitura, do Ministério Público, do  Poder Judicário, e das polícias Militar e Civil com um objetivo comum:  cuidar de pessoas. “Nossas equipes estão preparadas para dar um  atendimento humanizado, com um olhar e escuta especiais, de forma a  amparar essas mulheres”.
A prefeita explicou ainda que as mulheres incluídas no programa terão  acesso a um aplicativo que funciona como um botão de pânico, tornando  o atendimento a essas mulheres mais ágil.

O programa conta ainda com a atuação de profissionais da Secretaria de  Assistência Social (Seas).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

OPORTUNIDADES

São Vicente abre mais de 30 vagas gratuitas para curso de Revisão de Motores de Moto Aquática

EVENTO

Bertioga receberá relíquias da maior santa dos tempos modernos

SEUS DIREITOS

Sabesp: famílias no CadÚnico terão acesso automático a tarifas social e vulnerável

2
Entre em nosso grupo