CAPACITAÇÃO
Fortalecer o comércio, proporcionar negócios e propiciar a geração de novos empregos e renda para Praia Grande são alguns dos principais objetivos da Prefeitura da cidade quando o assunto é o fomento da economia local
Da Redação
14/03/2025 - sexta às 08h22
Capacitação será realizada no 1º Fórum de Acesso ao Mercado Público, dia 27/03, das 9h às 12h - Divulgação
Fortalecer o comércio, proporcionar negócios e propiciar a geração de novos empregos e renda para Praia Grande são alguns dos principais objetivos da Prefeitura da cidade quando o assunto é o fomento da economia local e, com o intuito de alavancar ainda mais este desenvolvimento, a Administração inova mais uma vez e promove o 1° Fórum de Acesso ao Mercado Público do município, no dia 27/03, das 9h às 12h.
Intitulado 1º Fórum de Acesso ao Mercado Público: Um Guia Para Comerciantes Locais e Microempreendedores, o evento visa qualificar o comércio da cidade e instruí-lo quanto as formas legais para atuar como prestador de serviço da Prefeitura, além de incentivá-lo a participar das licitações, explicando como são feitas, mostrando suas vantagens e exemplos práticos dos impactos positivos desse modelo de negócio.
“A capacitação, que será realizada no Auditório Jornalista Roberto Marinho (localizado na Rua José Borges Neto, 50, no Bairro Mirim), contará ainda com a participação de diferentes servidores da rede municipal, que levarão suas experiências e conhecimentos a respeito do assunto ao público”, disse a diretora da divisão de treinamento e capacitação da Administração Municipal, Camila Mariane.
Entre eles, estarão profissionais da Secretaria de Finanças (Sefin), que abordarão temas como planejamento tributário, regularidade, compliance e incentivos fiscais, além de documentações necessárias e atualizações na legislação. Servidores da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), da Secretaria de Administração (Sead) e da Secretaria de Assuntos Institucionais (Seai) também estarão presentes.
No caso da Sesap, será realçado o credenciamento público como um importante procedimento auxiliar de licitação, abordando sua base legal, evolução, benefícios e resultados, tanto para a administração pública quanto para os contratados. Já a Sead ressaltará a qualificação econômico-financeira e suas particularidades, como as exigências feitas pela Lei nº 14.133/2021, a forma de apresentação feita pelo município, os pré-requisitos voltados a micro e pequenas empresas, as fases e modalidades da licitação, entre outras especificidades. A Seai, por sua vez, prestará todo o apoio necessário ao evento, inclusive no suporte, atendimento e esclarecimento de dúvidas dos comerciantes e microempreendedores locais.
Outro destaque será a apresentação do Contrata + Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que visa facilitar as contratações públicas e fortalecer a economia municipal. Diferente dos processos de licitação tradicionais, que podem ser mais longos e complexos, essa plataforma online permite que órgãos públicos encontrem fornecedores de maneira simples e rápida.
As inscrições para o fórum já estão abertas e podem ser feitas no link a seguir - https://forms.gle/mQXd6Aks2zzir3j17. Garanta a sua!
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