Quinta, 13 de Fevereiro de 2025

DólarR$ 5,77

EuroR$ 6,03

Santos

28ºC

SAÚDE

Prefeitura de Bertioga mobiliza população no combate à dengue com 'Dia D' neste sábado (15)

A ação será realizada das 10h às 12h, nos bairros Boraceia, Riviera, Centro e Chácaras.

Robson de Castro

13/02/2025 - quinta às 11h57

Neste sábado (15), Bertioga se une à mobilização do Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com uma caminhada de conscientização. A ação será realizada das 10h às 12h, nos bairros Boraceia, Riviera, Centro e Chácaras.
 

O ponto de encontro em Boraceia será em frente ao Supermercado Krill; já no Riviera, a saída será em frente ao shopping; no Centro, o encontro será no portal de entrada da cidade; e no Chácaras, na Vila do Bem do bairro. A ação busca conscientizar os moradores sobre a importância de medidas simples e eficazes para conter a proliferação do mosquito.
 

Nesta semana, a prefeitura também continua com a força-tarefa com foco na eliminação de criadouros do Aedes aegypti, com o auxílio do Cata-Treco, serviço gratuito de retirada de materiais inservíveis. O cronograma de ações, que já está em andamento, prevê atividades em todos os bairros da cidade. Durante a ação, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) também estão nas ruas realizando bloqueio, eliminação de focos e orientação à população.
 

Como forma de prevenção, a administração ainda promove visitas com os ACEs e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Durante essas ações, os focos do mosquito são identificados e eliminados com o uso de técnicas mecânicas e alternativas que impedem a proliferação do Aedes aegypti, como a nebulização costal. Para áreas de difícil acesso, a prefeitura conta com o auxílio de drones agrícolas para a aplicação do larvicida.

 

Cuidados caseiros
A população pode contribuir com cuidados caseiros, como verificar se caixas d'água e lixeiras estão bem tampadas, remover pratos sob vasos de plantas, limpar calhas, bandejas de ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira, tratar a água da piscina, lavar e trocar diariamente a água dos recipientes de animais de estimação e evitar o acúmulo de lixo e recipientes que possam reter água. Essas ações devem ser realizadas pelos moradores ao menos uma vez por semana.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

COMÉRCIO

SINHORES pede inclusão de representantes do comércio na revisão do Código de Posturas de Santos

ENSINO

Qualifica SP abre 1 milhão de vagas para curso de Inteligência Artificial

CULTURA

Projeto Guri de Itanhaém está com vagas abertas para cursos de música

2
Entre em nosso grupo